.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Monteirense Monsenhor Eraldo Bispo da Silva é nomeado pelo Papa como bispo da Diocese de Patos

A Nunciatura Apostólica comunicou, na manhã desta quarta-feira, 7 de novembro, que o Papa Bento XVI nomeou Monsenhor Eraldo Bispo da Silva como bispo da Diocese de Patos (PB). Ele é natural da cidade de Monteiro, no Cariri. Unimos-nos, na alegria, com o povo daquela Igreja Particular para agradecer a Deus e, em nome dos irmãos no episcopado, acolhemos o novo bispo.

Monsenhor Eraldo Bispo da Silva é paraibano de Monteiro e tem realizado seu ministério com dedicação à pastoral na diocese de Barreiras (BA) como administrador, vigário e pároco; destaca-se também o serviço de liderança prestado na coordenação diocesana de várias pastorais; Já foi administrador diocesano e até agora era vigário geral. Houve um período que também foi responsável pelo acompanhamento da formação do clero.

A expectativa do povo de Deus, em Patos, passa a ser ação de graças. Desde a transferência de dom Manoel dos Reis de Faria para a diocese de Petrolina (PE), as comunidades aguardam a chegada do novo bispo e agora se renovam, na gratidão, para acolherem o seu pastor.

Recordamos a imagem do bispo presente na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja, segundo o Diretório para a ação pastoral dos Bispos, como a expressão “do pastor, do pescador, do solícito guardião, do pai, do irmão, do amigo, do portador de conforto, do servo, do mestre, do homem forte (...) Tais imagens indicam que entrar na sucessão apostólica significa entrar em luta pelo Evangelho” e desejamos que a nova missão confiada ao nosso Irmão seja realizada com muitos frutos. Elevamos, portanto, nossa oração pelo bom êxito da ação evangelizadora na diocese de Patos.

Mensagem de Pe. Eraldo:

Caros irmãos e irmãs,

O Santo Padre o Papa Bento XVI através da Nunciatura Apostólica no Brasil, na data de 07 de novembro, me nomeou Bispo para a Diocese de Patos na Paraíba. Eu recebi como um chamado de Cristo por meio da Igreja e me dispus prontamente, pois embora seja uma tarefa árdua, não será assumida sem a Graça de Deus. Pensei em alegar fraqueza, limitação, mas logo fui confortado ao pensar naquela afirmação do Apóstolo Paulo: “Quando sou fraco, então é que sou forte”.

Patos é uma Diocese que foi criada pelo Papa João XXIII em 17 de janeiro de 1959; composta de 27 Paróquias numa área de 11.000Km² com uma população de aproximadamente 400.000 habitantes. E um índice de 92,5% de católicos. Eu serei o 4º Bispo daquela Diocese. A padroeira da Diocese e da Catedral é Nossa Srª da Guia, celebrada festivamente no dia 24 de setembro.

Depois de 27 anos nesta amada Igreja de Barreiras, sendo 20 anos como Sacerdote, tendo assumido muitas atividades, Paróquias e comunidades, tenho o coração repleto de gratidão e alegria.

Agradeço a todos(as) pelo carinho percorrido com todas as situações próprias de quem se põe a caminho. Mesmo quando a alegria do Evangelho foi interrompida pelas limitações humanas.

Irei para a Diocese de Patos com a riqueza que a Igreja de Barreiras, seus Bispos, Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosas(os), Animadores(as) de tantas comunidade e todo o povo de Deus, me concedeu nestes longos anos da minha vocação.

São João Batista nos abençoe e Nossa Senhora seja a nossa guia.

Barreiras, 07 de novembro de 2012.

Padre Eraldo Bispo da Silva

Bispo eleito para a Diocese de Patos-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário