.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quantos anos você ainda deve viver, de acordo com o IBGE

A expectativa de vida hoje no Brasil é de 74,1 anos. Mas esse número não vale para todo mundo: só para quem está nascendo agora. Para os mais velhos, cujos os anos já estão muito ou pouco distantes do zero, a esperança de vida varia.

A partir de um cálculo de projeção complexo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança anualmente a Tábua de Mortalidade do país. Fornece, em suma, a quantidade de anos a mais estimada de vida a partir da idade da pessoa hoje (veja tabela abaixo).

Por exemplo, quem tem 79 anos agora – quase cinco a mais que a atual expectativa do país – deve viver ainda, em média, 9,1 anos.

As Tábuas são usadas pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência.

Entre as variáveis consideradas pelo IBGE e que costumam melhorar com o tempo, estão as condições sanitárias, de saúde e de segurança da população em estudo.

As mulheres continuam vivendo mais que os homens. Entre as razões, está o fato de que eles são muito mais suscetíveis à violência urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário