.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

No Recife, Eduardo Campos lidera sucessão 2014

No Recife, Eduardo Campos lidera sucessão 2014
Mais de 40% dos entrevistados reveleram que votariam no governador de Pernambuco.


Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Se a eleição para presidente da República dependesse apenas da população do Recife, o governador Eduardo Campos (PSB) já poderia se considerar eleito. Foi o que apontou a pesquisa JC/IPMN, que aferiu as primeiras intenções de voto na capital pernambucana. Embalados pela recente vitória do prefeito eleito Geraldo Julio (PSB) – correligionário e afilhado político do governador – nada menos que 40,7% dos entrevistados afirmaram que votariam em Eduardo Campos para suceder a presidente Dilma Rousseff (PT) no Palácio do Planalto a partir de 2015.

Dilma, aliás, surge na segunda colocação, embora distante do ainda aliado socialista. A petista – que deverá disputar a reeleição em 2014 – recebeu 25% das citações dos recifenses, que acabam de tirar do poder municipal o partido da presidente. Em terceiro lugar no levantamento aparece a ex-senadora Marina Silva, ex-presidenciável do PV em 2010 e atualmente sem partido. Marina tem sido lembrada em todas as pesquisas sobre sucessão realizadas até o momento, e negocia a filiação em um novo partido para se lançar novamente na disputa.

O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) surge na quarta colocação, com apenas 1% das intenções de voto no Recife. Pré-candidato tucano ao Planalto, ele tem obtido índices mais relevantes no Sudeste, e se prepara para percorrer o País na tentativa de ampliar o quadro. Em recente pesquisa, divulgada na semana passada pelo Instituto Datafolha, Dilma aparece com 54% das intenções de voto; Marina Silva tem 18%; Aécio Neves, 12%; e Eduardo Campos, 4%.

No entanto, a eleição presidencial de 2014 é um assunto que, de fato, ainda não está na ordem do dia da população. Prova disso é que 21,4% dos entrevistados na pesquisa JC/IPMN não souberam ou não quiseram responder aos pesquisadores em quem votariam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário