.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Portuguesa Santista é condenada por tráfico de seres humanos, diz MP

Equipe de Santos deixava jogadores do Norte do País em situação precária.
Portuguesa Santista terá que pagar indenização para grupo de jovens.

Portuguesa Santista foi condenada por tráfico de pessoas (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
A Portuguesa Santista foi condenada, nesta terça-feira (11), pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por tráfico de seres humanos. Como sentença, o clube terá que pagar uma indenização a adolescentes que atuaram na base do clube. A Briosa, como é conhecida, já disputou durante várias temporadas a 1ª Divisão do Campeonato Paulista de futebol e já contou com nomes de peso como Ronaldo (ex-goleiro do Corinthians) e Serginho Chulapa (ex-atacante do Santos).

O caso ocorreu em maio do ano passado. Enquanto treinavam na Briosa, dez jovens, oriundos do Pará, moravam em um pequeno apartamento em um prédio no bairro da Ponta da Praia, em Santos. Após constatar a situação em que os garotos viviam, o Conselho Tutelar entrou com ação e eles foram levados a um hotel e, posteriormente, retornaram para casa.

O promotor da Infância e Juventude de Santos, Carlos Alberto Carmello Junior, criticou a forma como viviam os adolescentes. "Eles estavam sem proteção médica, sem uma pessoa para gerir a questão da educação, sem prestação odontológica. Se tivesse qualquer problema com esses adolescentes, eles não tinham sequer um guardião a quem eles pudessem recorrer numa situação de urgência", explicou.

Carmello Junior considerou a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo importante e única. Para ele, o caso servirá de exemplo para o futuro. "O desembargador, em um voto muito feliz, entendeu que o caso pode se caracterizar como tráfico de seres humanos. Ele fundamentou muito bem. Eu acho que o caso é muito emblemático. Talvez em nenhum outro se conseguiria ver a questão da exploração do tráfico de seres humanos tanto quanto neste caso dos jogadores de futebol", disse o promotor sobre o processo, que ainda cabe recurso.

Portuguesa Santista se defende

Por meio da assessoria de imprensa, a Portuguesa Santista enviou um comunicado onde se defende da acusação. De acordo com a nota, o caso é antigo e o departamento de futebol amador era gerido por uma empresa terceirizada.

A Briosa ressaltou ainda que, repundiando os fatos, rompeu o contrato de terceização após o ocorrido e que ainda não foi intimada sobre a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. Por fim, o clube informou que estudará as medidas a serem tomadas judicialmente assim que houver a notificação, colocando-se à disposição para outros esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário