.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Artigo Especial

Com o dever de casa, Câmara se elege

* João Mendonça
João Mendonça (camisa amarela), Antônio de roque e Eduardo Campos

Para o eleitor fazer sua escolha nesta eleição existe um muro que divide claramente os candidatos Paulo e Armado, e as diferenças ficarão bem expostas com a chegada dos guias de TV e rádio. O eleitor considerará a apresentação do candidato, a idade, o porte físico, a voz, os apoios, o tamanho do time que os acompanha, o carisma, a origem, a carreira profissional, bem como a eleição nacional.

Paulo é o tipo de candidato atualizado com o desejo da população. A excelente gestão de Eduardo, que fez um governo arrojado, dinâmico e jovial, e a eleição de Geraldo Júlio, que é hoje um fenomenal exemplo de boa gestão, só fortalece o atual desejo do povo por bons gestores públicos. E esse gosto atual só vai encontrar eco em Paulo, pelo alinhamento de estilo com Eduardo e Geraldo.

Nome político em cidade grande é baseado no estilo e gestão. A tradição familiar pesa bem menos do que em cidades do interior. João da Costa, o povo não sabe mais quem é, e João Paulo saiu de moda em Recife, não contribuindo sequer para a chapa do PT em Recife, quem dirá no Estado.

Onda 1: Apesar de Armando dizer que o fato de Paulo contar com a maioria esmagadora de prefeitos e lideranças não conta para ganhar a eleição, ele sabe o quanto o mesmo é importante. Vejam que ele próprio faz a maior ‘zuada’ quando recebe o apoio de um prefeito, ou mesmo do segundo grupo em um município.

O que ele não considera é que, assim como nas eleições de Arraes, Joaquim, Jarbas, e do próprio Eduardo, onde a campanha virou uma onda que invadiu os lares e desbancou os líderes das pesquisas ao início das campanhas, o mesmo se dará com Paulo.

Onda 2: a onda será mais uma vez Eduardo. A partir do momento que a população conheça o que e como ele fez, seus projetos, sua história, e seu estilo, a situação mudará muito e com força.

Em agosto os três mais fortes candidatos à presidência terão um minuto no Jornal Nacional, isso é ruim para Dilma, pois ela não ganha nada, mas perde porque terá que enfrentar matérias de improviso, sem a maquiagem do marketing; Eduardo tem pouco tempo de guia, mas vai turbinar sua imagem nos guias estaduais, internet, e celulares.

Hoje no Brasil, Eduardo é quem melhor se expressa e se comunica na TV. Pernambuco vai se orgulhar do momento histórico e mais uma vez a onda Eduardo vai tomar conta do Estado e será um grande ponto para Paulo.

Paulo é um candidato diferenciado e, de agosto para setembro, se tornará pop star, daí é só administrar e correr para o abraço. Eduardo vai crescer muito no sudeste e vai para o segundo turno; daí, o final nós já conhecemos.

* Prefeito de Belo Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário