.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

A passos largos, Terminal Rodoviário de Santa Cruz do Capibaribe se torna ponto de venda e consumo de drogas

 

Letreiro já mostra o descaso do terminal, que já não atende a demanda da população devido a insegurança e falta de estrutura. Fotos: Thonny Hill.

Em situação de abandono e distante de qualquer previsão de ações efetivas por parte do Poder Público.

É assim que se encontra o Terminal Rodoviário de Santa Cruz do Capibaribe, espaço que se tornou desprezado tamanha importância para o município, mas que ainda recebe o embarque e desembarque diário de quase 1000 passageiros.

Como se não bastasse os problemas estruturais como banheiros em péssimo estado, ferragens a mostra, mofo e paredes deterioradas, o local se torna, agora, um ponto lucrativo para o consumo e venda de drogas.
Estrutura do local piora a cada dia e a olhos vistos do poder público.

Em vista ao terminal, nossa equipe ouviu funcionários e usuários, que relataram que a área de embarque e desembarque, assim como a ala de espera, têm sido usadas frequentemente por mendigos, traficantes e uma grande massa de usuários de drogas, especialmente no turno da noite.

De acordo com eles, muitos desses usuários vêm da antiga área da cracolândia, que recebeu ações do projeto transformar.

“É porque você não viu a noite como fica isso aqui. Eles usam do espaço aqui para usarem drogas e depois vão dormir, principalmente na área de embarque e desembarque. De manhã, umas 6h, é comum encontrar pelo menos 10 deles ou mais. A polícia já veio e colocou eles pra correr, mas depois eles voltam de novo”, enfatizou um dos funcionários, que pediu para não ser identificado.

É comum chegarmos aqui e pela manhã e encontramos vários deles aqui. Viajo quase todos os dias a Caruaru pela manhã e fico com medo. Sei que muitos deles estão aqui por não terem recebido oportunidades, mas também há aqueles que podem se tornar violentos, especialmente sob efeito das drogas”, frisou uma passageira, que não quis se identificar.


Área de embarque e desembarque, segundo passageiros e funcionários, fica lotada de mendigos e usuários de drogas durante a noite e madrugada.

Durante as fotografias que foram tiradas em algumas dependências, flagramos quatro mendigos consumindo álcool em meio a lateral do local, assim como um dos mendigos ainda dormindo e outros vestígios da ocupação diária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário