.

domingo, 28 de julho de 2013

Em Parnamirim: Secretários de agricultura discutem políticas públicas para o meio rural


Platéia formada por secretários de agricultura durante a Assembléia Geral

Tecnologias de convivência com o semiárido e as políticas públicas estaduais para o meio rural. Esses foram alguns dos temas abordados na manhã desta sexta-feira (26), na assembleia geral do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Pernambuco - Cesmape. A reunião aconteceu na escola Euclides da Cunha, em Parnamirim e contou com a presença do secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio.
Prefeito NININHO
Na abertura do evento, o prefeito da Cidade deu as boas vindas aos visitantes e lembrou que o dia seria especial, pois a cidade estaria vivenciando a festa da padroeira Santa Ana e presente igual não teria vindo nesta hora. Em sua fala, o prefeito parabenizou a garra e a determinação do secretário DANIELZINHO por ter conseguido sediar um evento de tamanha magnitude para a afirmação da agricultura familiar em todos os seus aspectos como mostra e evidencia o conteúdo do Estatuto do CESMAPE. Nininho como é conhecido está em seu segundo mandato e está sendo bem avaliado pela população parnamiriense.
Mesa formada por parte da Diretoria e palestrantes

O planejamento para a distribuição do milho pelo governo do Estado, a doação de máquinas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário -MDA- e as ações da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária - ADAGRO -  também foram debatidas. Para José Cláudio, o evento é uma ferramenta de diálogo com as administrações municipais. "Aqui podemos fortalecer a relação com as secretarias de agricultura dos municípios, saber suas demandas, discuti-las, para construir soluções conjuntas. Além de apresentarmos as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas para o campo", destacou o secretário.
Izael Monteiro - Presidente do CESMAPE

Segundo o presidente do Cesmape e secretário de agricultura da cidade de Jataúba, Izael Monteiro, essa é a 2ª edição da assembleia, que acontece três vezes ao ano. "Nosso objetivo é discutir formas de estruturar a agricultura no meio rural, desde o apoio logístico à assistência técnica", informou Izael, afirmando que estão sendo estudadas formas para ampliar o número de reuniões e dividi-las por regiões.
No centro de óculos, Danielzinho com Secretários na faixada do Abatedouro

A tarde foi realizada uma visita ao abatedouro Aprisco para conhecer as instalações do local e a experiência do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA de caprinos que abate 200 animais por dia, totalizando 4.000 animais abatidos e comercializados por mês para merenda escolar do Estado e opera o PAA especial de caprinos da CONAB.
Entrada para os currais que são mantidos na mais absoluta higiene
Secretário anfitrião explica aos parceiros sobre o depósito de esterco.
Com a mão direita no bolso, o secretário José Cláudio observa atentamente.

Secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos de Sertânia
Danielzinho explica e detalha como funciona o Aprisco.

O Aprisco participa do programa no processo de abatimento e armazenagem chegando a faturar mensalmente algo em torno de R$ 600.000,00 administrados pela cooperativa COCANE, que tem classificação de segundo grau e sub-divide os lucros com 28 Associações de primeiro grau que estão espalhadas em 16 Cidades da região. De acordo com José Cláudio, Pernambuco tem executado o PAA de caprinos satisfatoriamente. "Já distribuímos 86 toneladas de carne de caprino provenientes do PAA.
Secretário de Agricultura da Cidade de Agrestina confirma o que falou o
Secretário Executivo da Agricultura Familiar do Estado, José Cláudio.

No município de Agrestina, por exemplo, duas comunidades quilombolas já estão recebendo 595 quilos de carne de bode". Cláudio revelou ainda que em tempos de estiagem, o agricultor muitas vezes vendia seus animais abaixo do preço e o PAA assegura um preço justo e distribui o produto com famílias em vulnerabilidade social, garantindo segurança alimentar.
Demétrius Fiorante - Delegado do MDA
(Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Chefe de Setor "CABELUDO" representou e defendeu o Municipio
de Taquaritinga do Norte que tem como Secretário de Agricultura.
Júlio César.
O Secretário Executivo de Agricultura da Cidade de Santa Cruz do
Capibaribe, LENILDO foi um dos destaques do evento, sempre atento
a todos os detalhes e anotando tudo para tentar por em prática na
CAPITAL DA MODA.
Também participaram do evento a gerente geral da ADAGRO, Dra. Erivânia Camêlo, médica veterinária, o superintendente da CONAB, Roberto Lins e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, Demétrius Fiorante.
Dra. Erivânia - Gerente Geral da ADAGRO
Secretário de Agricultura de Bodocó, Róbson Saraiva fez duras
críticas e denúncias contra funcionários da CONAB de Ouricuri
por desrespeito com os agricultores e existência de um grande
esquema na distribuição do milho comercializado pela Empresa.
Secretário de agricultura de Palmares, Francisco - José Cláudio, Secretário
Executivo da Agricultura Familiar de Pernambuco e Paulo de Tarso,
Secretário de Agricultura da Cidade de Gameleira.


A próxima assembléia ficou marcada para os dias 17 e 18 de Outubro na Cidade de Agrestina na região do Agreste Meridional pernambucano, evidenciando a descentralização das oportunidades de cada município filiado ao CESMAPE, fortalecendo as ações ligadas diretamente a agricultura familiar.
No evento estavam representados os seguintes municípios: RECIFE, CAETÉS, AFRÂNIO, BODOCÓ, TABIRA, LIMOEIRO, ALAGOINHA,TERRA NOVA, SALGUEIRO, CUSTÓDIA, GOIANA, AMARAJI, JUCATI, DORMENTES, SANTA CRUZ, EXU, PRIMAVERA, FLORES, AGRESTINA, LAGOA DOS GATOS, CACHOEIRINHA, SÃO CAETANO, CUPIRA, CAMUCIM DE SÃO FELIX, PALMARES, JOAQUIM NABUCO, GAMELEIRA, TACAIMBÓ, CABO DE SANTO AGOSTINHO, OURICURI, SANTA FILOMENA, JUPI, SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, TAQUARITINGA DO NORTE, PARNAMIRIM, JATAÚBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário