.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Queda de Dilma em pesquisa faz base cobrar mudanças

Governistas pedem trocas na articulação política e na equipe econômica e alguns admitem que presidente terá mais trabalho para ver suas propostas aprovadas.

Na última pesquisa do Datafolha, Dilma teve queda de 27 pontos na avaliação positiva e de 21 pontos de intenção de voto na presidente.



A queda da popularidade e das intenções de voto na presidente Dilma Rousseff, em pesquisas após as manifestações de rua, apontam para uma mudança na correlação de forças do governo federal com os aliados no Congresso Nacional. Em vez de meros carimbadores de propostas do Executivo, governistas já admitem que a “cartilha da presidente” não será rezada cegamente pelo Legislativo. Ainda que reservadamente, aliados também cobram trocas na articulação política e na equipe econômica.

Manifestações e pesquisas também mexeram com a rotina de Dilma. Nesta segunda (1°), a presidente faz uma rara reunião ministerial para “colocar todos os ministros a par das resoluções do governo dos encaminhamentos e também fazer recomendações de como conduzi-los”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que se reuniu no domingo (30) com Dilma e outros sete colegas de Esplanada. A reunião, segundo Bernardo, é para “não deixar os projetos pararem, todos saberem de que forma estão sendo encaminhadas as reivindicações e também garantir que não haja paralisia ou retrocesso dos programas sociais”.

Se no Executivo o momento parece ser de freio de arrumação, as quedas de 27 pontos na avaliação positiva de Dilma e de 21 pontos de intenção de voto na presidente captada pelo Datafolha levou aliados a afirmar que são contrários a propostas de interesse do Planalto no Legislativo. Defendem, também, mudanças na equipe econômica e na articulação política, caso essa última não seja fortalecida.
“Muda a relação do Congresso com a presidente, ela vai ter que dialogar mais para aprovar os projetos propostos, inclusive vai ter que abrir um canal com a oposição”, adverte o deputado Lúcio Vieira Lima, cacique do PMDB baiano. “A pesquisa foi um desastre. Agora vamos ter que remar tudo de novo. Vai ser uma eleição dura, acabou a brincadeira. Jogaram uma eleição fora em 30 dias, vai ter que recompor o governo. A Dilma vai ter que, realmente, ter um governo de coalizão, senão vai ficar sozinha”, disse um senador líder de partido aliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário