.

sábado, 10 de agosto de 2013

O PREFEITO DE JATAÚBA ESTEVE LÁ

Secretário Aldo Santos, Prefeito Antônio de roque e Vice Prefeito Jorge Gomes
Na manhã deste sábado dia 10 de Agosto, o assentamento NORMANDIA como é tradicionalmente conhecido, foi o ponto de parada para a comitiva do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo Santos, acompanhado pelo Secretário Executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio, presidente do IPA, Júlio Zoé, Vice prefeito de Caruaru, Jorge Gomes, Secretário de Agricultura de Caruaru, Anselmo, Presidente do CESMAPE e Secretário de Agricultura de Jataúba, Izael Monteiro, Prefeito de Jataúba, Antônio de roque, Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Sávio Homena. além de líderes sindicais e vários assentados da localidade.
Secretário e prefeito colocam o milho na forrageira 
Produto pronto para consumo animal
O momento foi vivido intensamente por todos os envolvidos neste processo de fortalecimento da agricultura familiar e os frutos colhidos ao longo desta caminhada. O Secretário Aldo Santos realizou uma verdadeira maratona, iniciando a caminhada realizando uma visita com participação no processo de colheita da produção do milho forrageiro que foi plantado simbolicamente no dia primeiro de Maio pelo Governador Eduardo Campos que está aniversariando hoje e que 100 dias depois as 40 famílias assentadas comemoram a grande conquista plantada em uma hectare de terra. A meta é plantar 5 hectares de milho e capim.
Aldo Santos, Izael Monteiro e Prefeito Antônio de roque
A comitiva seguiu para uma área já pronta para ser plantada e o Secretário mostrou o milho e plantou simbolicamente. Prosseguindo a caminhada, chegamos até o local onde uma antiga barragem teve a parede rompida e que será recuperada dentro de um programa de recuperação de outras duas unidades que irão receber benefícios da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

Chegando no galpão de reuniões do assentamento foi servido um café da manhã com pamonha, canjiquinha, e milho cozinhado. Integrantes do programa "Pé no Chão" que já está com 26 edições fizeram algumas presentações demonstrando a importância da luta pela conquista da terra e os benefícios obtidos através da agricultura. O programa "Pé no Chão" é formado por filhos, familiares ou até os próprios assentados que durante 30 ou 40 dias, participam de 3 etapas de aulas práticas e teóricas que estudam sobre todos os aspectos relacionados com  a agricultura e o relacionamento humano para uma convivência adaptada ao cooperativismo e associativismo. 
Parede da barragem rompida
A Associação dos Trabalhadores do Assentamento Normandia (ATRANO) que existe a 20 anos, hoje é presidida por José Gomes que está presidente pela segunda vez para exercer um mandato de dois anos e que teve incio no último mês de Maio. O assentamento tem 800 hectares de terra e cada família tem 10 hectares, ficando o restante do montante divido entre a agrovila, associações, área de preservação e outros segmentos.

Na sua fala, o Secretário Aldo Santos falou das dificuldades impostas pelo Judiciário, transformando a burocracia no grande vilão da lentidão na efetivação de projetos e ações que beneficiam a população mais carente em especial. Aldo falou também sobre a necessidade da expressão popular para o pleno exercício da Democracia, em detrimento do cumprimento do dever do Estado Brasileiro para com o cidadão.

Rápida reunião com presidente do Cesmape, prefeito e seus assessores

Nenhum comentário:

Postar um comentário