.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Energia furtada daria para abastecer a cidade do Recife


São cerca de 230 gigawatts furtados, mensalmente, da rede de distribuição.

Um levantamento da Companhia Energética de Pernambuco revelou que as fraudes e ligações clandestinas, conhecidas popularmente como 'macaco', respondem por 8,7% da energia elétrica distribuída na área de concessão. O percentual desviado ilegalmente equivale ao consumo de um mês de toda a cidade do Recife. São cerca de 230 gigawatts furtados, mensalmente, da rede de distribuição.

Até o último mês de setembro, a concessionária havia realizado aproximadamente 110 mil inspeções em unidades consumidoras, principalmente em comércios e indústrias. Desse total, 30% foram consideradas procedentes. Outras 35 mil inspeções técnicas devem ser promovidas até o fim do ano.

Uma outra ação desenvolvida pela concessionária é a regularização das unidades consumidoras que estavam sendo supridas por ligações clandestinas. Devido a essa ação, aproximadamente dez mil famílias deixaram de furtar energia e passaram a ser clientes da concessionária nos primeiros nove meses de 2013.

A Celpe também promove ações de combate às ligações clandestinas em vias públicas tais como comércios ambulantes e lava-jatos irregulares. Foram mais de 1,2 mil até setembro. Até o final de dezembro, 1,6 mil ações devem ser concluídas.

A Companhia alerta que além de representar risco de vida para pessoas e animais, a prática de gambiarras expõem crianças e adultos ao perigo de sérios acidentes. As ligações fora de padrão também podem provocar sobrecarga na rede elétrica, gerar oscilações, comprometendo a qualidade do fornecimento.

O furto de energia configura crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro. O infrator que for flagrado fazendo ligação clandestina pode pegar de um a quatro anos de reclusão.

As denúncias sobre furto de energia podem ser feitas por meio do teleatendimento 0800 081 0120 ou pelo site www.celpe.com.br.

Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário