.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Hospital das Clínicas remarca consultas a partir de segunda-feira


Prioridade é para quem não foi atendido durante a greve. Pacientes novos só deverão agendar horário em agosto.

Foto: Diego Nigro/JC Imagem


Com o fim da greve de três meses dos servidores federais, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) começa segunda-feira a remarcação de consultas e procedimentos de pessoas que deveriam ter sido atendidas durante a paralisação. Novos agendamentos ficarão para agosto, uma vez que 21.362 usuários não conseguiram realizar consultas nem exames. 

O cronograma de marcação de consultas e exames foi divulgado ontem pela unidade, três dias após o fim da paralisação dos funcionários públicos. A prioridade é para os pacientes já agendados e que não foram atendidos desde a última semana de março. Como também para aqueles que não conseguiram marcar um retorno ou uma interconsulta (aquela solicitadas internamente de uma especialidade para outra) por causa da greve. O agendamento para esses grupos vai até dia 31. Há datas específicas para cada especialidade, respeitando a disponibilidade de vagas.

Consultas e outros procedimentos de ginecologia e obstetrícia serão marcados nos dias 7 e 14 de julho. Os de hematologia e clínica médica serão dias 8 e 15. Dias 9 e 23 ficarão reservados à cirurgia-geral, proctologia e ortopedia (quadril, mão, ombro, joelho e coluna). Atendimentos ambulatoriais de endocrinolgia, pneumologia e gastro devem ser reprogramados dias 10 e 17. 

Nos dias 11 e 18 deverão procurar a remarcação quem necessita de atendimento de nutrição, urologia e cirurgia vascular. Os dias 21 e 28 estarão disponíveis para otorrinolaringologia e neurologia, enquanto 22 e 29 serão destinados à cardiologia e nefrologia. Atendimentos de dermatologia devem ser agendados em 30 de julho e de oncologia e oftalmologia nesta segunda-feira, dia 7, e no dia 31. 

O agendamento dos retornos, ou seja, consultas na mesma especialidade em que foi feito o primeiro atendimento, será realizado das 7h às 16h, no respectivo ambulatório. 

“Nas interconsultas e no caso dos pacientes que tiveram seu atendimento cancelado devido à greve, o agendamento será feito das 7h às 12h, na Central de Marcação de Consultas, localizada no térreo do HC”, detalha informe liberado pelo hospital. Segundo o comunicado, durante esse período não serão abertos novos cadastros de pacientes e, só a partir de 1º de agosto, a Central de Marcação de Consultas retornará suas atividades normalmente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2126-3970.

Os trabalhadores são contrários à transferência da gestão do hospital para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que aconteceu no primeiro semestre, lutam por jornada semanal de 30 horas e querem reforma na estrutura da unidade. Na próxima segunda, representantes do Sindicato dos Servidores irão ao Ministério Público cobrar providências quanto a um dossiê divulgado há 15 dias sobre a precariedade do HC. Na terça haverá reunião no Ministério do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário