.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

AESA explica a causa da chuva de granizo em Monteiro


Uma chuva de granizo que atingiu o município de Monteiro, no Cariri da Paraíba, na tarde do último sábado (14) causou pânico à população e algumas árvores e barracas foram derrubadas pelo vento. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), informou que o fenômeno meteorológico ocorreu em uma área isolada da cidade e durou apenas alguns minutos.


A chuva que veio acompanhada de ventos fortes durou cerca de 30 minutos e resultou no acumulado de 51.1mm de água. “A chuva durou cerca de 30 minutos, mas o granizo durou poucos minutos”, disse meteorologista Carmen Becker.


Ela explicou que o fenômeno foi resultado do encontro do ar quente do Cariri paraibano com o ar mais úmido e frio vindo das regiões Sul e Sudeste do país. “Ele ocorre no início do período chuvoso. Todo ano a Paraíba registra entre dois e quatro casos de chuva de granizo”, disse Camen Becker.


Para as próximas semanas a previsão é de chuva no Sertão e de tempo nublado no Cariri. Existe a possibilidade da Paraíba ser atingida por mais vezes por chuva de granizo neste mês. “Teremos mais chuva no final do mês e não descarto a chuva de granizo”, disse a meteorologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário