.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Contêineres com lixo hospitalar voltam aos Estados Unidos

e66f16adaa3f41d14e0ed3347144d52e.jpg

Carga chegará à Carolina do Sul em fevereiro
Foto: Helia Scheppa/JC Imagem



Pouco antes das 7h deste sábado (21), dois contêineres contendo lixo hospitalar foram colocados no navio Cap. Irene, de bandeira liberiana, no Porto de Suape. Com 46 toneladas de lençóis, batas, seringas e toalhas usadas com identificação de hospitais norte-americanos, o material chegou ao Recife em outubro passado e agora retorna aos Estados Unidos.

De acordo com o chefe da polícia de migração de alfândega dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Gonzalez, que acompanhou o embarque dos contêineres, ao chegar aos Estados será feita uma nova perícia para constatar que o material se trata de lixo hospitalar. Apenas depois da avaliação, será definido o futuro da carga.

O navio cap. Irene deve zarpar do Porto de Suape às 15h deste sábado. Segue para o Porto de Santos, para na Argentina e apenas em fevereiro chega ao Porto de Charleston, na Carolina do Sul, de onde veio a mercadoria. 

Outros 2800 contêineres, de cargas variadas, estão em uma área separada do navio. 

MERCADORIA - A irregularidade estava registrada na divergência entre o conteúdo declarado - “tecidos de algodão com defeito” - e a mercadoria importada, lençóis sujos com manchas características de sangue e dejetos biológicos com logomarca de vários hospitais norte-americanos em meio aos quais se encontravam seringas, cateteres e luvas usadas. Como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Pernambuco exigia a devolução da mercadoria, o dono da Na Intimidade, Altair Teixeira de Moura, que importava a carga para ser utilizada como forro de bolso na fábrica sediada em Santa Cruz do Capibaribe, foi notificado.

O deputado federal José Augusto Maia, a voz mais forte do Congresso Nacional em defesa do pólo de confecções, esteve acompanhando de perto o embarque do lixo que causou desgaste para o pólo, que superou a crise com muito trabalho e dedicação do povo batalhador das cidades que compõem a região mais produtiva no ramo de confecções entre Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba, Caruaru, Taquaritinga do Norte, Vertentes e Brejo da Madre de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário