.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Artigo especial

Minas e Pernambuco derrotaram Aécio

*Maurílio Ferreira Lima

A imprensa tem insistido em afirmar que a reeleição de Dilma foi devida a frente que ela obteve em Minas Gerais e Pernambuco.

Números totais - Brasil

Dilma - 54.499,01 votos
Aécio - 51.041,00 votos

3.558. 891 votos foi a vantagem de Dilma sobre Aécio no Brasil

Aécio nunca esperou perder em Pernambuco, mas amargou uma surpreendente derrota por 2. 427,710 votos. Em Minas, seu reduto cativo, Dilma venceu por 550.425 votos. Nos dois Estados, Dilma venceu por 2. 527,710

A vitória de Dilma no Brasil foi por 3. 558, 891 votos. Mesmo descontando os votos da vitória em Pernambuco e Minas em números absolutos, Dilma ainda ganharia por 1.131.181 votos. Minas e Pernambuco derrotaram Aécio, porque ele esperava uma larga frente em Minas, aonde foi governador por oito anos.

E nunca esperou perder em Pernambuco, porque tinha o apoio do governador, do prefeito do Recife, da maioria dos prefeitos e vereadores, e sobretudo da família Campos, que usou imagens do falecido ex-governador Eduardo Campos.

A frente que Aécio esperava em Minas e Pernambuco nos cálculos teria assegurado a vitória. Não aconteceu e Dilma se reelegeu.

A vitória de Dilma em Pernambuco.

Conforme declarou o senador Humberto Costa, nunca o PT pernambucano e nacional esperavam que Dilma tivesse 70,2% dos votos válidos em Pernambuco. E com certeza o governador Paulo Câmara, o prefeito Geraldo Júlio e todos os comentaristas políticos também nunca esperavam uma derrota tão acachapante do maior dispositivo político que Pernambuco já organizou para apoiar uma candidatura.

Para suprema humilhação de todo esse dispositivo, Aécio só ganhou em um pequeno município, Taquaritinga do Norte. Dilma reeleita, a fila para 2018 mudou. Já se pode ver a fila de candidatos a Presidente da República nos campos do PT e PSDB

PT

1 Lula
2 Jaques Wagner
3 Fernando Pimentel

Jaques Wagner, vitorioso na Bahia, respeitado quadro político, fiel a Lula e Dilma, certamente será ministro. Vinculado ao círculo mais próximo da presidente eleita. Se a escolha do candidato em 2018 puder ser realizada por Dilma, poucos duvidam que o candidato será ele.

O único obstáculo a Wagner seria a candidatura de Lula. Se ele quiser ser candidato terá o apoio total de Dilma, mas certamente ela espera que, aos 69 anos, Lula não insista em ser candidato.

A FILA NO PSDB

1 Geraldo Alckmin
2 Aécio Neves

Com certeza voltaremos a ter Marina Silva candidata em 2018 a ser a terceira colocada com menos votos do que 2014.

* Ex-deputado federal

Escrito por Magno Martins, às 16h01

Nenhum comentário:

Postar um comentário