.

sábado, 25 de outubro de 2014

Coluna do sabadão



Ambiente de guerra

Nunca se viu na história recente do País uma eleição presidencial de segundo turno com tamanha imprevisibilidade, agressões entre os candidatos, brigas entre militantes e tantas acusações no campo pessoal.

 E que chega também à corte judicial com ameaças de processos contra a revista Veja pela presidente Dilma.

Que classificou como ato terrorista a capa do periódico trazendo uma revelação do doleiro Alberto Yuossef na qual afirma que tanto ela quanto o ex-presidente Lula sabiam das falcatruas montadas na Petrobras pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, caixa do esquema na estatal.

Já a revista IstoÉ também trouxe na capa uma reportagem nada favorável ao PT. Informa que Dilma promoveu uma das campanhas mais sujas da história, com o objetivo de se manter no poder a qualquer custo. Diz que a tática dotada foi a do medo e do terrorismo eleitoral.

A tensão, no entanto, não se dá apenas com a noticiário quente da eleição. Os institutos de pesquisas ajudaram a elevar o tom também, gerando uma guerra nas redes sociais, porque apontam resultados discrepantes, uns favorecendo Dilma, outros Aécio.

O fato é que houve uma tendência de crescimento de Dilma pelo Ibope e Datafolha que Sensus e Veritá não apontaram. Números à parte, o que vale agora será o comportamento do eleitor, a queda ou crescimento dos candidatos por regiões. Aécio ganha em São Paulo, mas perde no Rio, enquanto em Minas se observa empate técnico.

No Sul, o tucano leva vantagem, empata no Centro Oeste, mas Dilma coloca uma frente mais ampla no Norte e Nordeste, regiões que, historicamente, apresentam grandes percentuais de abstenção quando se trata de disputa de segundo turno, na qual fica de fora a máquina montada pelos governadores e os candidatos proporcionais.

CAFÉ– Diferente do primeiro turno, a Frente Popular não promove amanhã, dia da eleição, café da manhã com aliados na casa do governador eleito Paulo Câmara. Já os petistas se concentram num café regional, logo cedo, na casa do senador Humberto Costa, em Boa Viagem. Também estará presente o senador Armando Monteiro Neto, do PT, que perdeu a eleição de governador para Câmara.


O tamanho do PT – No primeiro turno, o PT, que não elegeu nenhum deputado federal em Pernambuco, só três dois governadores – Minas, Bahia e Piauí - e no segundo turno tem chances em mais três – Acre, Ceará e Mato Grosso do Sul. Quanto ao Senado, só elegeu dois – Paulo Rocha (PA) e Fátima Bezerra (RN).

Empate técnico– Por Estado, as disputas mais acirradas de segundo turno para governador se observam no Acre, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba e Rondônia. Segundo pesquisas divulgadas nos últimos dias, o cenário nesses Estados é de empate técnico. No Mato Grosso do Sul, o tucano Reinaldo Azambuja tem 51% e o petista Delcídio Amaral (PT) 49%.

Voto a voto– Situação parecida é a de Rondônia, onde o governador Confúcio Moura (PMDB) tem 51% dos votos válidos contra 49% do tucano Expedito Júnior. O candidato do PSDB chegou a ser cassado em 2009, quando era senador, por compra de votos. No Acre, o petista Tião Viana tem 53% contra 47% do tucano Márcio Bittar.


Abstenção recorde– Nas eleições presidenciais de 2010, a abstenção em Pernambuco chegou, pasmem, a 39%, segundo registros oficiais do Tribunal Regional Eleitoral. Dá, a preocupação dos aliados da presidente Dilma, porque o maior eleitorado da petista se concentra em cidades com população abaixo de 50 mil habitantes.



NO TELÃO– O senador Jarbas Vasconcelos, terceiro deputado federal mais votado do Estado, instalou um telão, ontem, no seu comitê de campanha, hoje QG tucano da corrida presidencial de segundo turno, para acompanhar com aliados o debate da Globo entre Dilma e Aécio.

VOTO– O governador João Lyra Neto (PSB), que vota em Caruaru, está na capital do forró deste ontem, onde participou de um debate na Rádio Cultura, integrante da Rede Nordeste de Rádio. A marcha da apuração ele vai acompanhar do apartamento da filha, a deputada reeleita Raquel Lyra.

Perguntar não ofende: Quem venceu o debate?

"Todos os dias do oprimido são maus, mas o coração alegre é um banquete contínuo". (Provérbios 15-15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário