.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Santa Cruz do Capibaribe é notícia no Jornal Nacional desta terça-feira

"Matéria exibida agora à pouco

No agreste de Pernambuco, ao longo de décadas, moradores e indústrias aprenderam a economizar a pouca água que têm. A região é a que mais sofre com a seca no Brasil. e algumas cidades só recebem água dois dias por mês. 

No agreste de Pernambuco chove pouco, os reservatórios são pequenos, o subsolo é pobre em água e nenhum grande rio corre por lá. Nestas condições tão adversas vivem mais de 2,2 milhões de pessoas. Três anos seguidos de seca agravaram a situação. 

“É o pior balanço hídrico do país hoje em dia. A situação dos moradores do agreste é muito crítica”, afirma o diretor regional da Compesa para o Agreste e Matas Leonardo Selva. 

O agreste de Pernambuco tem 51 reservatórios. Nove deles secaram totalmente, como uma barragem que fica em Santa Cruz do Capibaribe. Dos 27 milhões de metros cúbicos de água não restou nenhuma gota sequer. Toda a área mostrada no vídeo era coberta pela água da barragem. Hoje mais parece o solo rachado do sertão. 

Os reservatórios só acumulam 20% da capacidade. E 55 municípios estão com rodízio de água. Os cerca de 100 mil moradores de Santa Cruz do Capibaribe vivem há dois anos com um racionamento de dois dias com água e 28 dias sem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário