.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016


Detentos concluem o Ensino Fundamental no presídio de Santa Cruz
Fotos: Elivaldo Araújo.



A abertura da cerimônia ocorreu no refeitório da unidade e teve início por volta das 15h. No momento em que os concluintes foram chamados pelo apresentador para acomodar as cadeiras do evento. Os detentos entraram acompanhados de um familiar.


Durante a solenidade, os alunos (detentos) receberam das mãos dos professores e representantes os seus diplomas de conclusão do ensino fundamental. Para homenagear a honraria, eles escolheram a canção “Dias Melhores”, interpretada originalmente pela banda mineira, Jota Quest.

Com buquê flores, a diretora Jessyca Cavalcanti e a coordenadora Avanísia Souza foram agraciadas e homenageadas pela turma. Jessyca Cavalcanti falou sobre a importância dos estudos para o futuro dos detentos.

“Isso é um passo importante para as mudanças dos detentos que aqui se encontram. Esta unidade prisional, há pessoas privadas de liberdade que estão pagando pelo que elas fizeram, mas também é um momento de ressocialização e que elas possam voltar à sociedade, em uma perspectiva e dinamismo diferente, para que não voltem a praticar os erros do passado” – afirmou.
Professor se emociona ao presenciar a turma formada.
Os professores relataram as suas experiências no presídio em fazer parte do crescimento educacional dos detentos. O docente Tito Lívio afirmou em sua fala sobre a mudança de pensamento que o mesmo teve após iniciar o ensino na unidade, em alguns momentos de sua fala, ele se emocionou em presenciar a conclusão da turma.

O professor de Educação Física, Rogério Vieira, resumiu a forma de aprendizagem utilizada na unidade.

Trabalhar no presídio não é algo muito comum de uma escola, foi um desafio para os professores e a gente o aceitou, Jessyca (Cavalcanti) possibilitou a estadia das turmas, aos poucos fomos evoluindo e trazendo as possibilidades e, agora podemos concluir que foi um sucesso. A profissão do professor vai muito além da sala de aula e tem que alcançar todas as pessoas independentes de classe social ou onde quer que esteja” – completou.


O diretor da unidade, Phellipe Melo comentou sobre o ensino implantando no local e falou sobre diminuição de penas.

“Creio que o estudo e a instrução são meios que fazem com que o preso seja mais competitivo no mercado de trabalho, além de ser um mecanismo de tentar ser inserido na sociedade. O estudo na unidade dá uma vantagem de bônus, que é a remissão da pena, as horas estudadas vão servir de descontos para a sua pena” – frisou.


Atualmente, fazem parte do ensino 164 detentos divididos em seis turmas, já para o próximo ano, foram efetuadas 86 matrículas, sendo que algumas são para o Ensino Médio.

Para que ação fosse concretizada, coube ao estado pernambucano a missão de recrutar professores da sua rede de ensino, enviar material didático, o fardamento e o lanche. Já o município ficou com tarefa de disponibilizar o transporte diário para os professores.
Uma das salas de aula da unidade prisional e uma árvore feita de livros.
A educação é um direito do apenado. A Lei de Execução Penal (7.210/84), admiti em seu 10º artigo sua importância nas funções de prevenção do crime e orientação do retorno do punido à convivência em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário