8 principais razões que levam as mulheres casadas a traírem
Quando se fala em relacionamentos fora do casamento, geralmente a imagem que vem à mente é de um homem voltando mais tarde para casa por estar num encontro com uma jovem que conheceu fora de casa e provocou a tentação. Depois da traição, o homem volta para casa e lida com a esposa e a família como se nada tivesse acontecido.
Apesar disso, estudos mais recentes mostraram que as mulheres casadas estão tento mais relacionamentos fora do casamento do que os homens. Por mais que o número exato dos dois lados nunca sejam conhecidos, um relatório da publicação britânica Relate declarou que 34% das mulheres admitiram traição, em contraste com 32% dos homens.
Dentre as várias questões que o número pode levantar, está uma bem simples: por que tantas mulheres casadas buscam trair seus parceiros?
1 – Buscam vingança
A ideia por trás de buscar um novo parceiro para superar uma traição existe pois a reação natural para a situação é a raiva e a dor. De acordo com a autora do livro O Guia Alternativo do Divórcio, Suzy Miller, nesses momentos a auto-estima da mulher traída fica tão abalada que se relacionar com alguém pode ajudar a curar a dor. “Ouvir [um novo parceiro] dizendo que você é maravilhosa é um antídoto. Você pode sentir a cura”, escreve a autora.
A psicóloga Pam Spurr também adiciona que trair um homem pode dar uma reviravolta na situação da mulher, que estava como vítima da situação. “Nós esperamos que mais homens tenham relacionamentos extraconjugais. Quando uma mulher trai é mais inesperado, o que faz com que os homens percebam o ato como uma maior humilhação.”
2 – Não se sentem amadas
De acordo com o site AshleyMadison.com, criado especificamente para pessoas casadas que buscam parceiros fora do relacionamento, o dia que acumula o maior número de novas usuárias do sexo feminino acontece depois do Dia dos Namorados dos Estados Unidos, o Valentine’s Day. O site explica que a taxa é 439% maior do que em dias comuns, pois as pessoas buscam o que está faltando em seus relacionamentos. No caso de mulheres, o número é ainda mais assustador: 977% maior.
Ainda que um novo relacionamento provoque a liberação de novos hormônios e um espírito de aventura e amor próprio elevados, a especialista e escritora Mira Kirshenbaum acrescenta que nem sempre as coisas serão assim. Segundo ela, é comum que as pessoas se sintam estimuladas com a aventura de um novo relacionamento fora do casamento e passem a torná-los oficiais, o que não indica sucesso. “Eu gostaria de ter ganhado um dólar para cada pessoa que se casou com o amante e percebeu exatamente os mesmos efeitos negativos do primeiro casamento”, explica.
3 – Possuem baixa auto-estima
A baixa auto-estima pode fazer com que a mulher se sinta muito inferior ao parceiro ou outras pessoas ao seu redor. Ao procurar um novo relacionamento, as pessoas de baixa auto-estima podem enxergar a traição como uma espécie de curativo para o sentimento de inferioridade que carregam. O processo não necessariamente inclui a busca por uma outra pessoa, mas uma outra forma da própria pessoa se perceber, o que pode acontecer na nova realidade construída com a traição.
Hoje em dia é comum que a gente esteja constantemente cercado por pressões sociais sobre imagem, carreira e comportamentos que devemos ter. Ao se sentir pressionado por esse tipo de cenário, um relacionamento fora do casamento pode surgir como forma de fuga. Ao invés de buscar um novo parceiro, pode ser interessante buscar uma outra alternativa para fuga, como manter um diário para colocar para fora seus pensamentos e frustrações, não deixando tudo preso na mente.
4 – Gostam de aventura
Frequentemente, mulheres começam relacionamentos paralelos ao casamento sem nenhuma motivação sentimental. O sentimento aventureiro de se envolver com uma nova pessoa numa situação proibida provoca novas sensações na vida, longe das funções corriqueiras como mãe e esposa, por exemplo. Ao invés disso, a mulher se torna uma nova entidade nos braços de um homem numa aventura que constrói para si mesmo.
Além disso, durante o sexo, a oxitocina liberada se alia com a adrenalina provocando estímulos no corpo humano que a vida normal pode não ser mais capaz de provocar. Exatamente por isso, é importante que os casais tentem sempre manter o relacionamento, sem cair na rotina, não apenas sexualmente falando. Busque atividades que movimentem a vida do casal para não precisar buscar alternativas como a traição.
5 – Têm problemas no casamento
Muitas mulheres casadas buscam a traição como uma reação natural a problemas na relação. Se brigas e discussões são constantes em casa, algumas pessoas podem achar melhor fugir disso tudo e buscar conforto num outro parceiro ao invés de enfrentar a situação cansativa e aparentemente sem solução fácil.
Por meio da traição é possível criar uma vida fora do casamento, ainda que não seja necessário deixá-lo completamente. De acordo com Mira Kirshenbaum, o novo relacionamento acaba apresentando esperanças de novas soluções para os problemas da relação: com o fim dela por meio da descoberta do parceiro ou com o desenvolvimento da coragem para abandonar o relacionamento por conta da empolgação com a nova vida.
6 – Acreditam que perderam experiências
Em um relatório feito em 2014 pela organização britânica Relate, foi apontado que 31% dos homens e 21% das mulheres fizeram sexo com mais de dez pessoas ao longo da vida, e cerca de um quinto deles, de 35 a 44, declarou ter tido 20 ou mais. Segundo a média, a maioria das pessoas tem quatro ou cinco parceiros antes de casar, o que faz com que as pessoas que só conheceram um parceiro sexual possam ter o sentimento de estar perdendo alguma coisa.
Quando esse pensamento toma conta e a curiosidade domina alguém que possui outras insatisfações no casamento, pode surgir a oportunidade para uma traição. Isso porque as mulheres podem pensar que acabaram perderam experiências importantes ao longo da vida e querem voltar atrás para tentar recuperá-las, o que pode ser conquistado por meio de uma nova relação.
7 – Passaram por mudanças
É comum que várias mulheres passem por rituais frequentes de beleza, se dedicando à sua aparência. Em alguns casos, uma mudança de visual, um novo corte de cabelo ou nova maquiagem pode mudar completamente os níveis de confiança, os deixando lá no alto. Por essas razões, algumas mulheres podem se sentir mais poderosas e com padrões e exigências também mais altos, buscando experiências que seus parceiros podem não ser capazes de satisfazer.
Um estudo da Universidade do Texas mostrou que as mulheres consideradas mais atraentes possuem padrões mais elevados que nem todos os maridos conseguem suprir, além de possuírem muito mais alternativas na hora da escolha de parceiros. Em alguns casos, a tentação pode ser grande demais e leva a mulher a se entregar aos prazeres nos braços de quem não está dentro do casamento.
8 – Querem salvar o casamento
O motivo pode parecer completamente inacreditável a princípio, mas existe uma explicação por trás deles. De acordo com relatórios do site AshleyMadison.com, várias pessoas buscam um novo parceiro fora do casamento exatamente para tentar salvá-lo. Pessoas casadas sabem que o sexo não é necessariamente a parte mais importante de um relacionamento e não querem deixar uma vida construída a dois por conta disso. Por outro lado, também não querem viver uma vida de abstinência em favor de outros fatores, o que promove a busca pela solução na traição.
É comum que vários relacionamentos se segurem por conta de filhos ou finanças e nem sempre os verdadeiros problemas sejam discutidos para tentar resolver as situações. Quando casos de infidelidade são descobertos, os problemas podem finalmente vir à tona para que o casal discuta possibilidades de solução e siga por um novo caminho. Se a pessoa traída tiver a capacidade de perdoar e o traidor tiver a capacidade de realmente se arrepender, é possível que algo de bom saia dessa situação, de acordo com Mira Kirshenbaum.
Na maioria dos casos, a solução é a conversa entre os envolvidos no casamento, mediadas por amigos, colegas ou mesmo especialistas em relação, como psicólogos e terapeutas. Se você está ou não num relacionamento, agora já conhece alguns dos motivos mais comuns e pode tentar escapar deles antes que a situação seja grave demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário