.

domingo, 28 de maio de 2017

Barragem de Jucazinho está acumulando água

Várias pessoas ribeirinhas estão reportando ao Jornal de Caruaru que a barragem de Jucazinho está acumulando água.
barragem-de-jucazinho
A imagem é meramente ilustrativa. Não reflete a situação atual.
Entretanto, a situação do manancial ainda é considerada crítica. Jucazinho está com um volume de água tão baixo, que não tem nem como medir.
A Barragem de Jucazinho é operada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), mas a responsabilidade pela segurança do reservatório é do Dnocs, de acordo com o MPF.
A barragem de Jucazinho  entrou em colapso no dia 26 de setembro de 2016. A barragem abastecia 11 cidades. Aproximadamente 200 mil pessoas passaram a receber água por meio de carro-pipa.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Jucazinho atingiu o volume morto em novembro de 2015, quando chegou a 2,52% do total. A barragem tem capacidade para comportar 327.036.000 m³ de água.
Com a água diminuindo no reservatório, em setembro de 2015, três das 15 cidades que eram abastecidas por Jucazinho deixaram de receber água do reservatório: Caruaru, Bezerros e Gravatá. Já em 28 de julho de 2016 deixou de fornecer água para Santa Cruz do Capibaribe.
Com o colapso da barragem de Jucazinho, Toritama, Vertentes, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Casinhas, Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Salgadinho passaram a receber água exclusivamente por caminhão-pipa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário