.

quinta-feira, 8 de março de 2012

EM JATAÚBA QUAL SERIA A DUPLA PERFEITA ?

Prefeito SINALDO, ex prefeitos PETRÔNIO SIQUEIRA e ANTÔNIO DE ROQUE
A história mostra ao longo dos anos que as alternâncias no puder executivo na terra da beterraba e renascença levaram 10 nomes a figurarem no cenário político municipal nos últimos 24 anos. Quebrando uma hegemonia desde sua emancipação e estabilização político-administrativa, esta cidade viveu sua primeira grande mudança em termos de resultado de eleições municipais no ano de 1988 quando Petrônio Siqueira venceu o quase imbatível grupo Ribeiro, até então absoluto no puder executivo.

 Foi em 1984 que o grupo liderado por Antônio Ribeiro e Severino Miguel venceu pela última vez, quando ANTÔNIO RIBEIRO derrotou ZEZINHO DE MELO por 354 votos. Em 1988, uma revolta tomou conta da população e surgiu o oficial do cartório local, filho do maior bem feitor e baluarte incansável na luta pela independência de Jataúba dos domínios brejenses, culminando com a emancipação em 02 de Março de 1962. Petrônio Flávio de Queiroz Siqueira teve como vice o senhor Manoel joão e venceu as eleições por 1.583 de diferença para Severino Miguel.

 As eleições de 92 foram marcadas por protestos e impugnações e as consequências levaram Petrônio a colocar Antônio Cordeiro do Nascimento no cenário político e vencer as eleições com a chapa formada com ANTÔNIO DE ROQUE e OZAEL INÁCIO que conseguiram colocar 846 votos de diferença sobre ARY e ZÉ DE MOCINHA. Em seguida, Petrônio voltou a disputar as eleições em 96 e dona Terezinha Ribeiro e Ary com 2610 votos de frente.

 Em 2000 veio a racha entre Petrônio e Antônio de roque e os dois encabeçaram as chapas, com o primeiro tendo Zé Cachete como vice e o outro colocou Zito Basílio para compor a chapa, chegando e obter seu segundo mandato com 1.390 votos de frente. Roque conseguiu ser prefeito de Jataúba em 2004 com Zezé Jorge como vice, chegando a obter uma diferença de 939 votos sobre MAMÃO e ARY. A supremacia roquiana se confirmou mais uma vez em 2008 quando Antônio colocou seu compadre Sinaldo e o sobrinho Léo para formarem a chapa majoritária, chegando a uma vitória com 1.178 votos sobre MAMÃO e ROBERTINHO.

COMO SERÁ EM 2012 ?

LUZIMÁRIO E ANTÔNIO DE ROQUE
Apesar de compadres, o clima político não está harmonioso entre o atual prefeito SINALDO e o ex ANTÔNIO DE ROQUE, mesmo sem haver nenhuma briga evidente que venha colocar em risco a estabilidade do grupo político conhecido como os jacarés. Um acordo político firmado a alguns meses, formaria a chapa majoritária para as eleições deste ano, tendo ANTÔNIO DE ROQUE como candidato a prefeito e o vereador LUZIMÁRIO como vice. Comentários não confirmados na imprensa por nenhum dos envolvidos, dão contas que o prefeito SINALDO tem interesse em disputar a reeleição e uma conversa necessária entre os compadres ainda não aconteceu. Quem arrisca neste resultado ?

Deputado Edson Vieira conversa com os dois no dia 02 de Março 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário