.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Parada Nacional dos Professores começa nesta quarta-feira

55 mil alunos que pertencem a Gerência Regional de Educação do Agreste Centro Norte ficam sem aula.

Professores da rede pública de todo o Brasil cruzam os braços hoje em paralisação nacional, que segue até sexta-feira (16). Com isso milhares de alunos ficarão sem aula. Na regional de Caruaru, 55 mil alunos divididos em 16 municípios, sendo que 27 mil estão concentrados nas escolas estaduais do município de Caruaru, no Agreste pernambucano.


Em fevereiro, o Ministério da Educação definiu o piso nacional no valor de R$ 1.451. No entanto, de acordo com dados da Conferação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), 17 estados ainda não estão cumprindo a lei. Além do pagamento estipulado pelo Governo Federal, a Lei do Piso obriga que um terço da carga horária seja destinado a trabalhos extraclasses. A paralisação vai cobrar ainda que 10% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas do país, sejam empregados na Educação; a provação do Plano Nacional da Educação (PNE); a valorização do plano de cargos e carreira; e a utilização de 50% do Fundo Social do Pré-sal no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.


De acordo com a coordenadora do núcleo regional do Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco, Janete Costa, acontecerá nos três dias panfletagem nas principais ruas esclarecendo aos pais o porquê da paralisação. “Nós estamos cobrando do Governo também às promoções que não saem do papel e nem as eleições para escolha dos diretores”, ressaltou.


Quanto à rede municipal de ensino, os professores também aderem ao movimento. “Essa greve afeta Caruaru no que diz respeito do pagamento do piso, uma vez que o município não se posicionou no sentido de aplicar o reajuste de 22,22% até o momento”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sismuc- Regional), Eduardo Mendonça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário