.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Nutricionista alerta para riscos de dieta sem acompanhamento especializado


Dietas, exercícios ou simplesmente parar de comer são artifícios muito usados por quem quer manter a forma ou emagrecer por conta própria. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, quase metade dos brasileiros estão acima do peso, e para perdê-lo, menos de 30% procura ajuda médica.


Para os especialistas as dietas rápidas e sem acompanhamento trazem prejuízo à saúde. “As dietas da moda excluem algum tipo de nutriente. Na maioria dos casos, as pessoas diminuem o consumo de gorduras e vitaminas, como por exemplo, as lipossolúveis precisam de certa quantidade de gordura para ser absorvida”, informou a nutricionista, Amanda Honorato.


De acordo com a nutricionista dietas que excluem os carboidratos, principal fonte de energia para o corpo, trazem outro processo prejudicial à saúde: a cetose. “É um estágio onde o fígado passa a transformar gordura em ácidos graxos, fazendo com que a aumente a produção de radicais livres, e em alguns casos tornar-se uma doença crônica, incluindo o câncer”, finalizou.


Portanto, sugere antes de começar uma dieta uma visita a um consultório médico para realizar exames e verificar as taxas sanguíneas. “Não é só necessário diminuir nas guloseimas e aumentar a quantidade de alimentos saudáveis, ela precisa ser bem distribuídas para equilibrar o metabolismo”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário