.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Como Jairo Nicolau encara a candidatura de Eduardo Campos a presidente da República

 O professor da UFRJ, Jairo Nicolau, disse em entrevista ao jornal “Valor” (29/10) que não crê na candidatura de Eduardo Campos a presidente da República em 2014. Leia, abaixo, um resumo de suas opiniões:

2- “É inequívoco” (que o PSB ganhou musculatura depois das eleições municipais, elegendo cinco prefeitos de capitais, entre eles Recife, Belo Horizonte e Fortaleza).

3- “O PSB é uma força emergente. Foi o único partido que cresceu em todas as eleições para a Câmara dos Deputados”.

4- “Nessas eleições, houve um diferencial: a movimentação de uma liderança, o Eduardo Campos. Ele operou politicamente, visitou as cidades”.

5- “Mas o PSB, como muitos partidos brasileiros, tem uma configuração de confederação de líderes regionais”.

6- “É precoce estabelecer o sucesso do PSB antes que ele equacione a questão Rio-São Paulo”.

7- “É difícil um partido disputar uma eleição nacional sem base consistente nesses estados, incluindo Minas”.

8- “Eduardo Campos estaria mais próximo de repetir o modelo de Ciro Gomes, Garotinho e Marina Silva. Disputaria (apenas) de 15% a 20% do eleitorado. Sem estrutura partidária mínima nesses Estados, é difícil romper a polarização PT x PSDB”.

9- “É difícil (Eduardo ser candidato a vice na chapa de Aécio Neves). O PSB tem mais afinidade com o PT. Mas já estabeleceu um distanciamento desse partido, maior do que antes”.

10- “O PSB já lançou candidatos próprios em outras eleições: Garotinho e Ciro Gomes. O partido está procurando um caminho próprio”.

É isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário