.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Verdades e sonhos


Queiroz, o senador de Eduardo.

Os cenários para 2014 em Pernambuco começam a entrar nas discussões entre aliados do governador e até mesmo na minúscula oposição, que cabe numa Kombi, como diriam os mais provocadores. Há um consenso de que Eduardo não disputa o Senado, mas a Presidência da República.

Se isso vier a se confirmar, quem seria então o candidato a senador apoiado pelo governador? Há quem aposte em Jarbas Vasconcelos, mas este saiu fragilizado porque não conseguiu eleger o filho vereador do Recife.

Anote aí um nome que pode prosperar: o prefeito reeleito de Caruaru, José Queiroz (PDT). Convocado pelo governador, Queiroz, que já disputou o Senado em 1994, se afastaria e em seu lugar assumiria o vice-governador Jorge Gomes (PSB), da cozinha do governador e uma pessoa com ligações estreitas e sentimentais com a família Arraes.

Em 2014, só haverá uma vaga para o Senado, justamente a de Jarbas, que só teria chances de renovar o seu mandato se viesse a ser apadrinhado pelo governador, com quem selou uma aliança de última hora, sem nenhum gancho, que ninguém até hoje entendeu.

MUNICIPALISMO– A defesa do pacto federativo, encampada pelo governador Eduardo Campos, tem entusiasmado os prefeitos de todo o País. Em entrevista, ontem, ao meu blog, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), chegou a prever que a presidente Dilma pode dar um tiro no pé se continuar sugando os parcos recursos do FPM. “Eduardo pode se transformar no candidato ao Planalto empunhando a bandeira no municipalismo”, diz Simões.


Surubim, o bom exemplo - Diferente de grande parte dos prefeitos do Estado, que andam na pindaíba, choramingando pelos corredores, Flávio Nóbrega (PT), de Surubim, já pagou o 13º salário junto com a folha deste mês. O gesto representa um incremento, a partir de hoje, de uma movimentação acima de R$ 4 milhões no comércio da cidade.

Rombo em Santa Cruz - Em Santa Cruz do Capibaribe, o prefeito eleito Edson Vieira (PSDB) teve que recorrer ao Ministério Público para tentar abrir a transição administrativa. Tudo porque o prefeito Toinho do Pará (PTB), que não disputou a reeleição em razão da altíssima rejeição da sua gestão, insiste em fazer ouvidos de mercador. O tucano tende a tomar posse sem saber o tamanho do rombo.

Refinaria bichada - Mais uma vez, o Tribunal de Contas da União deu ordens ao Governo para não dar continuidade às obras da refinaria em Abreu e Lima. Que está com irregularidades desde a terraplanagem. Já é o terceiro relatório, sem que a presidente Dilma tome alguma medida para punir os responsáveis pela gatunagem.

A olho nu - Na passagem, hoje, por Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, o governador Eduardo Campos vai sentir de perto a olho nu o agravamento da seca. Entre Floreste e Serra Talhada, por exemplo, todas as barragens secaram, o milho prometido pelo Governo Federal não está chegando aos criadores e o gado, faminto, está morrendo nas fazendas.

CURTAS

FESTA POLÍTICA– A inauguração do Shopping RioMar, anteontem, no Recife, atraiu um grande número de políticos, desde o governador a uma penca de prefeitos do Interior. Na cerimônia só tiveram direito a fala o anfitrião João Carlos Paes Mendonça, Eduardo e o prefeito João da Costa.

ÔNIBUS PRESOS– Em Carpina, o prefeito Manoel Botafogo (PSDB) reduziu de 22 para dois o número de ônibus que transportam universitários daquele município para o Recife. Diante disso, a Polícia apreendeu, próximo ao Atacadão dos Presentes, as duas unidades por superlotação.

PERGUNTAR NÃO OFENDE – O governador vai aceitar mais cargos para o PSB na reforma ministerial de Dilma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário