.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Denúncia alerta sobre degradação do Rio Sirinhaém


O Rio Sirinhaém, que corta vários municípios na Zona da Mata Sul, pode estar sofrendo com a extração irregular de areia. A denúncia foi feita, ontem, na tribuna da Casa Joaquim Nabuco, pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB), presidente da Comissão de Meio Ambiente. O parlamentar apresentou requerimento, solicitando uma audiência pública para debater o assunto com órgãos ambientais, Ministério Público Estadual, prefeituras envolvidas e sociedade. “É preciso saber qual a extensão dos danos. A dragagem em larga escala, às margens do manancial, degrada a mata ciliar”, avaliou.

A suspeita quanto ao problema começou após visita do colegiado às terras da Usina Trapiche, localizada no município de Sirinhaém. Integrantes da Comissão sobrevoaram de helicóptero a área para conhecer o trabalho de preservação ambiental realizado em 39 mil hectares da empresa. A ideia é fundamentar o parecer sobre o projeto de resolução do deputado Henrique Queiroz (PR), sugerindo a concessão da Medalha Leão do Norte à unidade industrial.

O projeto será discutido na próxima quarta-feira (24), durante reunião do grupo. “O proprietário da usina já tentou impedir a extração da areia, mas não obteve êxito. Todos estão convidados para debater o mérito da matéria”, frisou Cavalcanti.

O deputado goza de um grande prestígio nos quadros do PTB, como secretário executivo do partido pelo qual disputou as últimas eleições. A sua atuação parlamentar, evidencia a real possibilidade da sua volta à Assembléia Legislativa com uma votação expressiva e responsável respaldada pelo caráter íntegro do parlamentar.

A cidade de Jataúba continua acreditando nas ações desenvolvidas em benefício da progressista terra da beterraba e renascença que é governada pelo prefeito Sinaldo (PMDB) e elegeu o grande líder Antônio de roque para exercer o seu quarto mandato como prefeito de Jataúba.

Diário Oficial do Estado de Pernambuco , 18/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário