.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Médicos estrangeiros terão seus registros liberados hoje, garante Cremepe


9ef5787d2338865cc78b14e319222f2a.jpg

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou que todos os registros médicos dos profissionais estrangeiros vinculados ao programa federal Mais Médicos devem ser liberados nesta segunda feira dia 23. De acordo com o Ministério da Saúde, dos 47 médicos que devem atuar nas cidades pernambucanas, foram solicitados os registros de apenas 43, pois os demais encontravam-se com alguma irregularidade na documentação.

Os profissionais deveriam começar a atuar na área de saúde da família ainda nesta segunda-feira, mas como só podem exercer a medicina com o registro em mãos, o início dos trabalhos ainda não tem data definida. O Ministério da Saúde informou que vai se responsabilizar por entregar a cada médico o registro no conselho o quanto antes para agilizar o início dos atendimentos.

A concessão dos registros ao médicos intercambistas em Pernambuco esteve envolvida numa discussão acirrada em que o Cremepe se negava a autorizar o trabalho dos estrangeiros no Estado. O conselho cobra do Ministério da Saúde a identificação dos locais para onde os profissionais serão destinados e os nomes do médicos tutores, aqueles que devem acompanhar o trabalho dos estrangeiros. Nenhum desses dados foi divulgado, porém o conselho de Pernambuco se viu obrigado a liberar os registros depois de um acordo entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Advocacia-Geral da União (AGU), firmado na última sexta-feira (20).

As cidades pernambucanas que receberão médicos estrangeiros são: Afogados da Ingazeira (2), Bom Conselho (2), Brejo da Madre de Deus (2), Cabo De Santo Agostinho (4), Cabrobó (2), Condado (2), Custódia (2), Floresta (2), Frei Miguelinho (1), Goiana (2), Ibimirim (1), Ingazeira (1), Machados (2), Maraial (1), Mirandiba (1), Passira (3), Quixaba (1), Recife (8), Salgadinho (1), Saloá (1), Santa Maria do Cambucá (1), Santa Terezinha (1), São Joaquim do Monte (1), Tupanatinga (2) e Xexéu (2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário