.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Vital Filho é chamado a Brasília e deve ser confirmado no ministério da Integração




O senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) recebeu um telefonema do Palácio do Planalto na manhã deste sábado (28) e retornou a Brasília. Vitalzinho estava em João Pessoa onde participaria do encontro regional que o PMDB realiza na cidade de Mamanguape, que tem como uma das atrações o seu irmão, o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital.

Vital Filho deve se confirmar nas próximas horas como ministro da Integração Nacional pela presidente Dilma Rousseff e só deve retornar ao estado após sua posse.

Nesta sexta-feira (27), o senador Vital do Rêgo Filho negou que tenha recebido telefonema da presidente, convidando-o oficialmente para ocupar o cargo de ministro da Integração Nacional, como tem se especulado desde o início da semana. “Não quero me antecipar a um fato que está na especulação”, disse Vital Filho, que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

Vital Filho negou o convite, mas confirmou o apoio das bancadas do PMDB na Câmara e no Senado ao seu nome para o cargo de ministro, caso a presidente Dilma entregue a Pasta ao PMDB, após a saída do ministro Fernando Bezerra. Bezerra pediu exoneração depois que o seu partido, o PSB, resolveu romper com o governo, para lançar a pré-candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a presidente da República em 2014.

O apoio ao nome de Vital Filho foi decidido em uma reunião da qual participaram o presidente do Senado, Renan Calheiros, o ex-presidente da Casa, José Sarney, e o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, após consulta á bancada na Câmara. Talvez tenha sido a primeira vez que um nome uniu as bancadas do PMDB nas duas casas (Câmara e Senado) em relação à ocupação de um ministério. Presidente da CCJ, Vital tem a simpatia de todos os senadores e deputados peemedebistas para ocupar a titularidade do Ministério da Integração, o que seria muito bom para o Estado, principalmente neste momento crítico de seca terrível que maltrata a Paraíba.

No entanto, se o escolhido não for Vital, seu prestígio político em nada será abalado, uma vez que vem realizando um trabalho de destaque na CCJ, o que tem proporcionado uma projeção nacional. Se Vital for ministro, a Paraíba reforçará, ainda mais, sua posição de destaque no Governo Dilma, haja visto que Aguinaldo Ribeiro (campinense como Vital) exerce a titularidade no Ministério das Cidades com muita competência. Será um orgulho para a Paraíba, se tiver dois ministros no governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário