.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A POLÍTICA EM SANTA CRUZ

AS CURTINHAS DO MORENO - A politica de Santa Cruz do Capibaribe caminha para o final de um ciclo com o término desta eleição, e é preciso montar definitivamente este quebra cabeça. Afinal, quem é quem? Quem está com quem? O eleitor apaixonado não está nem aí, para quaisquer surpresas. E a imprensa local, os formadores de opinião para quem realmente eles conduzem as situações? Vamos dividir estas Curtinhas em três partes.

Na primeira parte o grupo de oposição TABOQUINHAS.

O VERMELHO NÃO ACABOU, ELE SE PARTIU EM TRÊS PEDAÇOS!

As últimas derrotas do grupo denominado Taboquinha não acabaram com o partido como se diz por aí. O vermelho se dividiu em três projetos pessoais: José Augusto Maia, Toinho do Pará e Ernesto Maia. O vermelho enfraqueceu e continuará perdendo força enquanto houver desunião, e esta promete ser duradoura. Mas acabar... Está muito longe!

José Augusto Maia não conta com o apoio dos vereadores nesta eleição, está sozinho apoiando Ricardo Teobaldo, tendo no meio da campanha, juntado os “troços” com Toinho do Pará, que estava na eleição passada ao lado de Eduardo da Fonte e com quem trocava acusações de culpas sobre a queda do grupo politico. O apoio de Zé Augusto nesta união de mentirinha com Toinho do Pará só favorece Toinho, que terá mais do que o dobro dos votos, devido o apoio de Zé. Quando acabar a eleição ficará comprovado que tudo não passou de uma vingança de Zé Augusto ao sobrinho Ernesto Maia a quem nos bastidores acusou de golpe financeiro. A prova do apoio ou não de Toinho a Teobaldo será confirmada na votação da Vila do Pará, onde tem muita gente de Toinho pedindo votos para Eduardo da Fonte. Zé depende da eleição de Armando para querer voltar à prefeitura ou indicar um dos seus. Mas os votos de Teobaldo podem deixa-lo na continuidade da liderança do grupo. 


Toinho do Pará foi o mais inteligente nesta campanha, vestindo sua principal roupa da humildade. Ele adora vender esta imagem de coitadinho e de grão em grão foi enchendo o papo, até ganhar de presente o apoio da fera ferida José Augusto Maia, e com seu jeitinho foi comendo pelas beiradas. Pra esta região ele é Toinho do Pará, pras bandas da região metropolitana é Antônio Figuerôa que está fincando raízes na politica de Olinda. Tendo seu irmão Tão Figueiroa como o cabeça pensante do seu projeto, eleito ou não deputado, Toinho irá pousar politicamente em Olinda. Mesmo eleito deputado, suas atenções se voltarão para a capital e Olinda, deixando um pouquinho para Santa Cruz. Ele sabe que como candidato a prefeito novamente em sua cidade, jamais voltará. Este não sai perdendo nada. 

Ernesto Maia é a grande surpresa negativa desta eleição, sobretudo, na campanha em Santa Cruz do Capibaribe, onde começou como um jato e termina de forma acanhada. Ernesto arrastou consigo os seis vereadores em um projeto que passa pelo fortalecimento do grupo para 2016, com direito a lançamento do honrado Fernando Aragão para prefeito. Mas foi deixando o projeto local por falta de recursos financeiros, apostando e investindo pesado financeiramente em outras cidades, sobretudo, na região metropolitana, enquanto prestadores de serviços sofreram em Santa Cruz. Sua eleição passou a depender dos votos de fora e do quanto leva no bolso. Se for eleito sai vitorioso, mas sua votação em Santa Cruz dependerá o futuro do projeto Fernando Aragão prefeito. Independente do que as urnas irão dizer, ficou evidente o tamanho do seu desgaste no quesito credibilidade na questão financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário