.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

POLÍTICA EM ANÁLISE


CINCO MILHÕES, ESSE É O PREÇO: Minhas cobranças, sobre o CONIDER, têm sido constantes em minhas colunas semanais. Santa Cruz do Capibaribe poderá pagar caro, se não se consorciar ao CONIDER. Uma emenda do Deputado Zé Augusto, em fase aprovação, na importância de R$5 milhões, está em jogo.

COBREI, AGORA OS PARABÉNS: Nas curtinhas anteriores questionei os vereadores de oposição, sobre cobranças referentes à entrada do município ao CONIDER. Agora seguem meus parabéns aos vereadores que cobraram na tribuna, ao vereador Fernando Aragão e ao vereador Galego de Mourinha, que, inclusive, apresentou ofício que o Deputado protocolou na Prefeitura.

SEM SURPRESAS: A eleição da nova mesa diretora, para o biênio 2015/2016, da Câmara de Vereadores ocorreu de forma tranqüila e sem surpresas. Uma chapa única foi apresentada: Afrânio presidente, Ronaldo Pacas primeiro secretário e Zé Minhoca segundo secretário. A oposição não apresentou chapa, e os vereadores optaram pela abstenção.

OS VOTOS MAIS ESPERADOS: Zé Elias se absteve, assim como os demais da bancada de oposição, acabando com as especulações de que o mesmo estaria de malas prontas para o grupo de situação. Da mesma forma, Vânio Vieira acompanhou o voto da bancada de oposição, e se absteve, mostrando que não faz mais parte do grupo de situação.

A COBRANÇA: Na justificativa do seu voto, o vereador Vânio Vieira, questionou o candidato a presidente Afrânio Marques. O principal questionamento foi sobre a abertura das CPI´s, engavetadas pelo atual presidente Junior Gomes.

ENGAVETADOR DE CPI´S: Esse foi o termo utilizado pelo vereador Ernesto Maia, se referindo ao atual presidente da Câmara de Vereadores, Junior Gomes. Esse termo pesa negativamente, pois não recordo, pelos menos nas últimas 4 legislaturas, que alguma CPI tenha sido engavetada.

PIOR PRESIDENTE: De acordo com o blogueiro Jota Lídio, considerou o atual presidente como o pior presidente que a casa já teve. Além disso, chamou o presidente de “arrogante, egoísta, sínico, gaiato, irônico, uma verdadeira negação, entre outros adjetivos”. Citou ainda que, além de engavetar CPI´s, arquitetou manobras e faltou com respeito com muitos colegas.

13º SALÁRIO: O blog Fato Real noticiou uma suposta ameaça de que alguns servidores não receberiam o 13º salário este ano. Segundo as informações do blog, o motivo seria a falta de recursos. Além disso, outro motivo pesa sobre as contas da Prefeitura: a folha de pagamentos do município já teria ultrapassado o limite de 54% sobre as receitas, limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

CAUC: A imprensa pernambucana noticiou na última semana, que 171 municípios do Estado apresentaram irregularidades no CAUC, inclusive Santa Cruz do Capibaribe. CAUC, que significa Cadastro Único de Convênios, serve como o Serasa do Tesouro Nacional. Apresentando irregularidades, os municípios ficam impedidos de firmar convênios com o Governo Federal.

JÁ EM TAQUARITINGA: Em uma disputa entre três grupos: grupo do Prefeito, do Vice-Prefeito e o grupo de Oposição, o vice-prefeito Lero saiu vitorioso. Lero conseguiu eleger o vereador Geovane, como presidente da Câmara de Taquaritinga do Norte para o biênio 2015/2016. Além dos 4 votos dos vereadores que seguem o vice-prefeito, a chapa vencedora recebeu mais dois votos do grupo de oposição.

PROCURADOR DEMITIDO: O Governador João Lyra Neto demitiu, na última terça-feira o Procurador Geral do Estado, Thiago Norões. De acordo com o jornalista Magno Martins, o ex-procurador, teria autorização do ex-Governador Eduardo Campos para representar o Estado. E utilizou esse documento para realizar doações ilegais em Suape.

E EM BRASÍLIA: Semana passada o Congresso Nacional parou para analisar o projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014. Em uma seção que durou mais de 18 horas, o Congresso Nacional aprovou a mudança. Votaram a favor 240 deputados e 39 senadores, e votaram contra 60 deputados e 1 senador.

MUITO TUMULTO E POUCOS VOTOS: Assim é a forma que defino a oposição no Congresso Nacional. Em todos os momentos a oposição se utilizou de manobras regimentais para tentar atrasar a análise do projeto, mas ao final a base aliada do Governo conseguiu manter o quórum necessário e os votos suficientes para aprovar o PLN 36/2014.

PSB NA OPOSIÇÃO: Na última seção do Congresso Nacional, pudemos perceber que o PSB, partido do ex-governador Eduardo Campos e do futuro Governador Paulo Câmara, estarão em 2015 no campo de oposição. O comportamento da sigla na seção, bem como apoio às manifestações populares, mostraram que o partido foi de fato para a oposição.

Perguntar não ofende: Comprometido com a ética e a moralidade na política, o vereador e Presidente da Câmara, a partir de 2015, irá instalar as 2 (duas) CPI´s, engavetadas pelo atual Presidente Junior Gomes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário