.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Sobe para nove o número de mortos em acidente com ônibus na Serra, ES

Acidente com ônibus deixa mortos e feridos na BR-101 (Foto: André Falcão/ TV Gazeta)

Subiu para nove o número de passageiros mortos no acidente com um ônibus, na BR-101, na Serra, na manhã deste sábado (27), segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo, às 11h deste domingo (28). A nona vítima estava internada em estado grave no Hospital Jayme dos Santos Neves, também na Serra. Outros oito passageiros permanecem internados, sendo sete com quadro de saúde estável e um em estado grave. Das nove vítimas, sete são mulheres e dois, homens.Familiares de uma das vítimas relataram que não receberam assistência da São Geraldo. Empresa garantiu que está prestando todo auxílio aos passageiros e a suas famílias.

O ônibus, com 31 passageiros e um motorista, seguia de Porto Seguro, na Bahia, para o Rio de Janeiro quando capotou e caiu em uma ribanceira de 40 metros, no quilômetro 249 da BR-101, por volta de 5h30 deste sábado (27). Oito passageiros morreram no local do acidente, 23 ficaram feridos e foram levados para hospitais da região.

Versões do acidente
O motorista do ônibus teve um corte na mão e se apresentou no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele contou à PRF que, ao fazer uma curva, encontrou um caminhão fazendo uma ultrapassagem indevida. Para não bater, ele jogou o ônibus para o acostamento. O motorista explicou ainda que não conseguiu parar e o veículo caiu na ribanceira.

Na tarde deste sábado, o inspetor Nicola, da PRF, explicou que o trecho onde aconteceu o acidente não é perigoso porque tem a pista em faixa duplicada. “Dificilmente alguém estaria realizando uma ultrapassagem. O que a PRF constatou, o que aconteceu no local, foi que o ônibus, ele perdeu, não realizou a curva, passou direto na curva, saiu de pista, desceu na ribanceira, vindo a capotar algumas vezes”, relatou Nicola.

Doze feridos em acidente de ônibus continuam internados (Foto: Wagner Martins/ TV Gazeta)
Família
Uma mulher que morava no Rio de Janeiro e tinha ido passar o Natal com a família na Bahia foi uma das vítimas. A cunhada dela, a empresária Jussara Padilha, contou que familiares pediram que ela ficasse mais um dia na Bahia, e que viajasse depois.

“Ela foi passar o Natal conosco. O meu marido é irmão dela. Pedimos para ela não ir, para ficar mais um dia conosco, mas ela já tinha um compromisso, falou que tinha que ir senão ficaria muito cansada. Ela era uma pessoa maravilhosa, era a irmã que eu não tive. É uma dor sem limites”, disse Jussara.


Alexandre reecontra filha. Ele estava com a esposa, que morreu (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Descaso
Parentes de uma das vítimas que morreu no acidente reclamaram que a viação São Geraldo não deu assistência necessária aos passageiros. Segundo o marido da vítima, Alexandre Soares de Andrade, que também estava no ônibus e foi socorrido, a postura da empresa foi de descaso.

“Fiquei jogado no hospital. A empresa não foi lá, não foi ninguém. Eu estava perdido, sem rumo, sem notícia da minha esposa, se ela estava viva ou morta. Um amigo do meu colega que foi lá me buscar, porque eu tive alta mas não apareceu ninguém, só depois que apareceu o moço da seguradora dizendo que não tinha dinheiro para mandar o meu genro vir para liberar o corpo. Não me ofereceram hospedagem, alimentação, nada. Só porque a gente é humilde fazem um descaso, acham que a gente não tem valor nenhum. Não tem dinheiro que vai pagar a vida da minha esposa”, disse.

A filha de Alexandre veio de Porto Seguro até o Espírito Santo de táxi, trazendo o caixão para levar o corpo da mãe, porque, segundo ela, nenhum tipo de assistência foi dado pela empresa.

“Soube [da morte da mãe] pela boca dos outros. Ligaram para mim e falaram ‘vai para casa que a sua mãe morreu’. Eu estava trabalhando. A viação São Geraldo não deu nenhuma satisfação, disse que se a gente quisesse era para arrumar um cartão de crédito para se virar e que se a gente quisesse eles iam arrumar só R$ 100 para a gente vir de lá para cá. Viemos de táxi, saímos pedindo dinheiro emprestado ao povo, porque não teve assistência nenhuma”, disse Crislaine Silva.

Outro lado
Por meio de nota, a direção da Companhia São Geraldo de Viação informou que lamenta profundamente o acidente e que está prestando toda assistência aos passageiros e a suas famílias.
Segundo a empresa, desde o ocorrido, duas equipes da empresa estão no local, onde, ajudadas por assistentes sociais, acompanham o atendimento médico hospitalar dos feridos, inclusive comprando no comércio local medicamentos prescritos pelos médicos que não estavam disponíveis nos dois hospitais em que estão sendo atendidos, além de alimentação nos restaurantes das cidades para os que não estão em dieta hospitalar.

Ainda de acordo com a empresa, o auxílio às famílias no contato para apresentação de documentação exigida pelo Instituto Médico Legal (IML) e acompanhamento para o reconhecimento de corpos dos falecidos também vêm sendo feitos pelas equipes, assim como o fornecimento gratuito de passagens e até de dinheiro para alimentação durante as viagens de parentes de primeiro grau que seguem para a liberação pelo IML, e necessitem do auxilio.

* Com colaboração de André Falcão, da TV Gazeta.

Ônibus foi retirado do local do acidente no Espírito Santo (Foto: Josimar Oscar/ VC no ESTV)
Sobreviventes são resgatados pela equipe dos Bombeiros e do Samu (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Ônibus tombou no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Segundo PRF, pelo menos oito pessoas morreram no acidente (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Ônibus com 31 passageiros e um motorista, capotou e caiu em ribanceira (Foto: Reprodução/TV Gazeta) Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário