.

terça-feira, 23 de junho de 2015

O BRASIL DAS CRISES

Lula também é responsável pela crise, diz Aécio Neves

Aécio Neves - foto Orlando Brito-
O senador Aécio Neves (PSDB) disse nesta terça-feira que o ex-presidente Lula precisa assumir sua parcela de culpa pela situação de crise em que o Brasil se encontra porque foi ele quem escolheu Dilma Rousseff para disputar a sua própria sucessão em 2010.
“Vejo o PT passando por um momento extremamente grave, mas a obra não é de autoria da presidente Dilma, exclusivamente. Essa é uma obra de autoria conjunta do presidente Lula, da presidente Dilma e não há como descolar uma coisa da outra. O governo é o PT, o governo é Dilma, o governo é Lula”, disse o senador.
Segundo ele, foi assim nos momentos positivos e será assim também nessa hora de dificuldades.
Disse também que a crise econômica brasileira não é decorrência da crise internacional e sim da incompetência do PT à frente do governo federal.
“A responsabilidade pelo Brasil estar vivendo hoje uma das maiores crises econômicas da sua história, com a previsão de crescimento negativo em torno de 2% do PIB, um desemprego que pode ao final do ano alcançar os 10%, juros na estratosfera e uma inflação rapidamente se aproximando de 9%, não é obra de uma crise internacional. Essa crise internacional não existe. Não existe na China, não existe na Alemanha, não existe nos Estados Unidos. Isso é uma obra caseira”, disse o senador .
Por isso, disse ele, “o presidente Lula, mais do que ataques à atual presidente – sua criatura -, tem que assumir sua parcela de responsabilidade pelo que vem acontecendo no Brasil”.
E concluiu: “Temos hoje três crises gravíssimas: a econômica, com as consequências que sabemos, a moral (já que acho que grande parte da desaprovação da presidente da República, recorde do nosso período democrático, se dá em razão dela) e a crise de confiança, de credibilidade. Essa é que impede a recuperação da economia brasileira no prazo que seria mais adequado. Lamentavelmente, essa obra é uma obra conjunta do ex-presidente Lula, da presidente Dilma, obviamente do PT”.
O que o sr. achou da informação de que o governo mantém as pedaladas ainda este ano?
Isso é extremamente grave. É o desrespeito absoluto à lei. É um governo que age como se estivesse acima da lei e não está. Durante a campanha eleitoral, em um debate se não me engano na rede Record, eu denunciei essas pedaladas, dizendo que a Caixa Econômica Federal pagava o Bolsa Família ou parcela dele, o governo não repunha por parte do Tesouro esses recursos. No caso do Banco do Brasil, o crédito rural. A presidente ignorou esse assunto. Agora, tentam transferir para um membro da equipe econômica essa responsabilidade. A responsabilidade é da presidente da República.
Continuar a fazer isso é um acinte, um desrespeito absoluto àquilo de mais valioso que conseguimos construir do ponto de vista da administração no Brasil, que foi a Lei de Responsabilidade Fiscal. Um dos pilares fundamentais da Lei de Responsabilidade Fiscal era impedir que os bancos públicos financiassem seus controladores. Vários bancos estaduais foram liquidados porque faziam isso. Ficaram insolventes. Outros foram vendidos. E o governo federal, de forma continuada, fez isso. E fez isso com um único objetivo: vencer as eleições. Venceu as eleições e hoje é um governo sitiado, um governo que não pode andar nas ruas. É um governo que está nas barras dos tribunais. E se o Tribunal de Contas, como todos esperamos, vier a agir de forma técnica, como vem agindo, não há como aprovar as contas da presidente da República.
Em cima da posição do TCU, há elementos para pedido de impeachment?
Essa não é uma questão que está sendo discutida agora. O que existe é uma definição da votação do relatório do ministro Nardes, que é pela reprovação das contas da presidente da República. Isso deve ocorrer dentro de menos de 30 dias. Vamos aguardar a decisão do Tribunal de Contas da União e aí vamos definir o que pode ser feito. Mas, certamente, essa reiterada prática delituosa pode levar até o Ministério Público ou a Procuradoria-Geral da República, onde existe uma ação do PSDB, a se manifestar e, quem sabe, abrir uma investigação contra a presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário