.

sábado, 27 de junho de 2015

Padre excomungado celebra casamento gay em Vitória

'Os homossexuais têm o direito de se amarem e serem felizes', disse Beto.
Médico e estudante de arquitetura se casam neste sábado (27).

Ingrid CastilhoDo G1 ES
Padre Beto realizou casamento em Belém do Pará também (Foto: arquivo pessoal / padre Beto)
Padre Beto vai celebrar casamento em Vitória (Foto: Arquivo pessoal / Padre Beto)
O amor tem levado o padre excomungado Roberto Francisco Daniel mais conhecido como Padre Beto, a muitos lugares do Brasil, e um deles é Vitória, capital do Espírito Santo. Neste sábado (27), ele realiza na cidade o terceiro casamento homossexual de sua carreira. Dessa vez, ele irá celebrar e abençoar a união do médico Romário Freitas e do estudante de arquitetura Danillo Melo.
Padre Beto foi excomungado em abril de 2013 pela Diocese de Bauru (SP), após divulgar vídeos na internet onde defendia temas polêmicos, como a união entre homossexuais, fidelidade e necessidade de mudanças na estrutura da Igreja Católica.
Desde então faz casamentos pelo Brasil entre pessoas homossexuais. O primeiro foi em Jaú (SP), e o segundo em Belém (PA).
“Para mim é uma alegria muito grande fazer desse momento deles um momento santo, sagrado. Ao mesmo tempo que é para mim uma alegria poder mostrar para a sociedade que os homossexuais são pessoas que têm o direito de se amarem e serem felizes”, falou o Beto.Em entrevista ao G1, ele falou da felicidade em realizar mais um casamento de pessoas que se amam.

E se o padre está feliz, mais feliz ainda estão os noivos. Moradores de São Paulo, eles vieram realizar a cerimônia no Espírito Santo por que a família de Romário é capixaba.
Como a família de Danilo é de Pernambuco, e os amigos são, em sua maior parte paulistas, o melhor ponto intermediário, entre esses três estados, foi Vitória.
Romário e Danilo se conheceram em São Paulo há dois anos e meio. Eles já moram juntos e antes de encontrarem com o padre Beto, pensavam em realizar a cerimônia apenas no civil. Mas os planos mudaram quando eles receberam um não do padre Beto.
"Nós queríamos que ele só abençoasse nossa união e ele disse: ‘Não! Eu vou fazer o casamento correto, a cerimônia completa! ’Nós ficamos bastante felizes. Desde o começo ele foi muito acolhedor, uma pessoa muito realmente boa", contou Romário.
Danillo e Romário convidaram o padre para realizar seu casamento (Foto: Arquivo pessoal / Danillo Melo)Danillo e Romário se casarão neste sábado, em
Vitória (Foto: Arquivo pessoal / Danillo Melo)
É quase chegada a hora de dizer o sim, e Danilo está muito ansioso para o momento. Assim como Romário, ele será acompanhado pela mãe até o altar. Depois disso, eles retornam para São Paulo, e depois embarcam para a lua de mel, em Barcelona.
“Estou muito ansioso, nervoso, e esperando uma cerimônia linda. Um momento mágico para nós. O padre Beto é realmente uma pessoa muito acolhedora, ele não nos discrimina, para ele, todos são filhos de Deus, independentes de nossa orientação sexual, cor, e religião”, falou Danillo.
Igreja
Poucos sabem mas a excomungação não tira o título de padre de alguém. E por isso mesmo tendo sido excomungado, Roberto Francisco Daniel, continua sendo padre, até mesmo perante a Igreja Católica. "Me tornei um padre excluído, mas continuo sendo padre. Eu me sinto padre, não tem como mudar isso", disse Beto.

Ex-comungado há dois anos, o sacerdote contou o que pensa sobre a postura da Igreja Católica em relação aos homossexuais.
“A postura da igreja católica atual é uma postura homofóbica, porque ela diz: nós aceitamos o homossexual, mas não aceitamos a sua homossexualidade. É a mesma coisa de dizer para um negro, eu aceito a sua cor, mas não a sua negritude. Isso cria um ódio no homossexual católico, que o faz pensar que o sentimento que ele tem não é uma coisa santa, que o afasta de Deus. Ao mesmo tempo, esses pensamentos criam um ódio nas famílias, no ambiente onde eles vivem", explicou o padre Beto.
Além disso, para o padre, a Igreja Católica contradiz o que ela mesmo prega como doutrina, mas ele acredita em mudanças que poderão ocorrer em breve.
  • Os homossexuais são pessoas que têm o direito de se amarem e serem felizes"
Padre Beto
"É uma postura que precisa mudar. Não porque podem se perder fieis, mas porque é uma atitude que vai contra ao discurso que ela tem de amor ao próximo. Porque ao mesmo tempo que ela rejeita da homossexualidade, ela tem esse discursos. Isso é contraditório, e essa contradição está ficando cada vez mais nítida", fala o padre Beto.
Ele ainda ressalta que o amor ultrapassa qualquer limite de estereótipo.“O amor para mim é um sentimento que surge entre pessoas e faz com que elas sintam a necessidade de permanecerem juntas, e ao mesmo tempo ver o sorriso estampado no rosto do outro”, refletiu. 
Futuro
Na semana passada o Padre Beto inaugurou uma igreja em Bauru, cidade do interior de São Paulo, onde atualmente vive. Chamada de ‘Humanidade Livre’, a igreja vai ser um espaço onde possa se construir o amor, a fé, e a cidadania.

“Ela pretende ser uma igreja que não tem doutrina, não tem preceitos morais. É uma igreja que segue somente Jesus Cristo, e vai tentar cumprir apenas os dois mandamentos que o cristo pregou, que é amar a Deus sobre a todas coisas, e ao próximo como ama a si mesmo”, explicou padre Beto. 
A igreja não irá cobrar dízimos dos fiéis, que já são mais de 800. De acordo com Padre Beto, ela será mantida por festas beneficentes, promoções, e outros eventos que serão realizadas pelos próprios membros, e por ofertas daqueles que quiserem doar.
"Nós temos a oferta, mas ligação com deus é gratuita, e nós não exigimos nada", falou o sacerdote.
Em tempo futuros, o padre também pretende que a igreja seja um local onde possa existir cursos profissionalizantes para pessoas carentes.
"Celebramos missas todos os domingos e nós pretendemos no futuro e desenvolver cursos para pessoas carentes. Com um único diferencial: toda pessoa que fizer um curso na Humanidade Livre terá que fazer um curso de cidadania. Queremos formar mentes cidadãs, isso para nós é amar o próximo”, completou padre Beto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário