.

quarta-feira, 12 de julho de 2017



Parte do material do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Belém de Maria, na Zona da Mata Sul do Estado, foi danificado durante as fortes chuvas no final do mês de maio. A sala do órgão fica dentro do fórum.
Tentando evitar a perda do material, o MPPE iniciou a higienização dos papeis, que foram levados para a Divisão Ministerial de Arquivo Histórico (Dimah), no Recife, no dia 1º de junho. Parte dos documentos estava molhada e suja, em processo de decomposição, rasgada ou esfarelada.

A Divisão realizou uma triagem dos documentos, com o objetivo de identificar quais poderiam ser descartados, conforme estabelece a Política de Gestão de Documentos do MPPE, que define durante quanto tempo cada tipo de documento deve ser arquivado.

Os técnicos também identificaram todos os documentos que poderiam ser restaurados a partir de computadores. Foram priorizados os documentos que devem ser mantidos em arquivo e que não continham cópias digitais, a exemplo de procedimentos administrativos, recomendações, pareceres cíveis e criminais.

A higienização e conservação dos documentos segue uma rotina de procedimentos. Primeiro, o que é recebido é acondicionado em uma geladeira, a fim de retardar o processo de decomposição do papel e impedir o surgimento dos fungos. Em seguida, os documentos são lavados em água com hidróxido de cálcio e separados, ainda imersos, folha a folha. Todas são separadas com um tecido, para evitar que grudem umas nas outras, e prensadas durante dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário