.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Lula vem a Pernambuco nos dias 24 e 25 de agosto

Ex-presidente, condenado a nove anos e seis meses de prisão, fará uma caravana pelo Nordeste
Lula virá a Pernambuco nos dias 24 e 25 de agosto / Divulgação
Lula virá a Pernambuco nos dias 24 e 25 de agosto Divulgação

JC Online

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Bruno Ribeiro, o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), e o vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados, Sílvio Costa (PTdoB) reuniram-se nesta quinta-feira (27) para discutir a agenda do ex-presidente Lula em Pernambuco. O ex-presidente virá ao Estado nos dias 24 e 25 de agosto. Será a primeira vez do petista em território pernambucano após ter sido condenado pelo juiz Sérgio Moro.
"A agenda não está fechada. A gente está em discussão. Está ouvindo sugestões. Conversei com o presidente do PCdoB ontem. Hoje com Silvio Costa. Amanhã vou me reunir com o pessoal da Frente Brasil, que reúne os movimentos sociais. A gente está colhendo sugestões. Vamos ver a que outros locais além do Recife o presidente Lula pode ir", explicou Bruno Ribeiro.
De acordo com o presidente do PT em Pernambuco a passagem de Lula pelo Nordeste não tem ligação direta com a condenação a nove anos e seis meses de prisão.
"Contra o que aparenta, Lula tinha definido essa agenda uns 20 dias antes daquela sentença política. A vinda dele tem a ver com tudo o que está acontecendo no Brasil, os retrocessos, que recaem sobretudo no Nordeste, uma das regiões mais pobres do País. Ele estará ouvindo pessoas e visitando locais. Há todo um quadro de retrocesso e o presidente Lula quer conversar, aferir, denunciar", disse o dirigente.
Bruno Ribeiro garantiu que até o fim da próxima semana a agenda estará totalmente definida e uma que reunião na Executiva nacional do PT, em São Paulo, nesta segunda-feira (31) já vai gerar alguns encaminhamentos da passagem do ex-presidente Lula pelo Nordeste.


Ex-prefeito do Recife, João Paulo disse que há uma simbologia na visita de Lula a Pernambuco.
"A passagem de Lula pelo Nordeste é importante por tudo que ele fez, pelo carinho que as pessoas têm com ele. Também será um momento de aglutinar as nossas lideranças e a esquerda", declarou.
Questionado se o PSB do governador Paulo Câmara está incluído nesse grupo, João Paulo evito polêmica. "Digo uma parte da militância da esquerda. Possivelmente, uma parte da militância, da base do PSB tem esse reconhecimento (da importância de Lula para o Nordeste)", pontuou.
Para Silvio Costa, será a chance dos pernambucanos terem mais um contato com Lula.
"O presidente tomou a decisão de ampliar o diálogo com o Nordeste. Essa é uma agenda do Nordeste. Ele está determinado a ser candidato a presidente da República e  não tenho dúvidas de que vai ser absolvido", afirmou Silvio Costa.
No encontro, Sílvio Costa, João Paulo e Bruno Ribeiro discutiram também a crise política nacional, as repercussões na economia e os cenários para 2018 no Brasil e no Estado. Os três avaliaram, ainda, a situação do presidente Michel Temer (PMDB), denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção passiva, no caso JBS. A autorização está pautada para ser votada, na Câmara, no dia 2 de agosto.
Silvio Costa e Bruno Ribeiro saíram em defesa de Lula logo após a condenação do ex-presidente. O deputado federal declarou, na época, que Sérgio Moro estava rasgando a Constituição. Bruno Ribeiro fez também uma ofensiva contra o juiz e enfatizou que ele era um militante político que estava cometendo uma injustiça.
Por sua vez, os advogados de Moro afirmaram que Moro deveria ser afastado de suas funções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário