.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Gestão de Eduardo tem mais aprovação do que a de Dilma

Embora Dilma Rousseff (PT) tenha largado com dez pontos percentuais à frente de Eduardo Campos (PSB) na corrida presidencial de 2014, o governador possui avaliação de governo melhor do que a da presidente. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), enquanto a gestão de Dilma é aprovada no Estado por 72,7%, a de Eduardo chega a 78,1%, quase seis pontos a mais.

As maiores taxas de aprovação ao Governo Dilma aparecem entre os eleitores com grau de instrução até a 8ª série (81,8%), entre os que têm renda familiar até um salário (82,5%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (76,9%).

Por região, os sertões em geral lhe dão a maior aprovação: 79,2%. Depois vem o Agreste com 78,2%, o Vale do São Francisco com 77,4%, a Zona da Mata com 70.1% e a Região Metropolitana com 67,8%.

Já o Governo Eduardo Campos tem suas maiores taxas de aprovação entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (80,9%), entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (80,1%) e entre os eleitores com renda familiar até um salário mínimo (79,7%).

Por região, a maior aprovação à gestão do socialista está na Zona da Mata (81,2%), seguido pela Região Metropolitana, com 78%. Nos sertões, o percentual é de 77,4%, mesma taxa do Vale do São Francisco, enquanto no Agreste chega a 77,2%.

Dilma tem maior desaprovação em Pernambuco na Região Metropolitana, onde aparece com 22,8% dos eleitores que não gostam do seu governo, enquanto a maior taxa de reprovação ao Governo de Eduardo está no Vale do São Francisco, com 17,3%.

METODOLOGIA - Foram realizadas duas mil entrevistas em 80 municípios de Pernambuco divididos proporcionalmente na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste, Sertões do Pajeú, Moxotó, Alto Sertão, Sertão de Itaparica e Sertão do São Francisco. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário