.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Jataúba foi destaque em Pesqueira

Apesar de quase 100% dos recursos serem do governo federal, a presidente Dilma Rousseff só foi citada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho durante a solenidade da assinatura da ordem de serviço para a construção da Adutora do Agreste. Nos discursos anteriores ao dele, de Almir Cirilo (secretário de Recursos Hídricos) e Guilherme Uchoa (presidente da Assembleia Legislativa), Lula e Miguel Arraes foram lembrados, mas o destaque mesmo foi para o governador Eduardo Campos (PSB).

(Foto - Geraldo Silva)


Responsável por "levar" Dilma à solenidade, Bezerra Coelho foi firme nas suas declarações. Frisou que o governo federal já destinou R$ 900 milhões para o estado. Segundo o ministro, R$ 5 bilhões estão previstos para Pernambuco. "O melhor virá em 2013 e 2014", assegurou.

O ministro seguiu o discurso fazendo um balanço dos governos Lula e Dilma. Não deixou, no entanto, de reconhecer a capacidade administrativa do aliado Eduardo Campos. Afirmou que o governador foi eleito como neto de Arraes em 2006, "mas agora se firma como gestor em todo o país". "A gente pode até discordar em algum assunto, mas estamos trabalhando juntos", frisou. Em seguida, falou sobre o trabalho conjunto das equipes de Eduardo e do governo federal.

Eduardo e Bezerra Coelho discordam em relação a sucessão presidencial de 2014. O ministro defende a reeleição da presidente Dilma Rousseff enquanto Eduardo tenta construir sua candidatura ao Palácio do Planalto. Por causa da posição divergente, nos bastidores, circula a informação de que Bezerra Coelho poderia deixar o PSB, inclusive para se candidatar ao governo do estado. Tanto Eduardo como o ministro negam qualquer tensão entre eles ou possibilidade de rompimento.


Zainha, o presidente da Compesa, Sec. Agric. Aldo Santos e Cláudio.

O CESMAP, (Conselho Estadual de Secretários de Agricultura) que é comandado pelo polivante secretário de agricultura da Cidade de Jataúba, Izael Monteiro ou simplemente Zainha, teve uma participação ativa no evento, e além de ser lembrado no discurso do governador como os demais conselhos, o presidente esteve todo tempo agilizando contatos com os parceiros da ramo da agricultura e agendando reuniões com o Ministério da Integração Nacional e secretaria de agricultura do Estado, órgão no qual Zainha tem um trânsito livre que é fruto além do seu trabalho sério e comprometido com as causas públicas, da uma grande e estreita amizade com secretário de agricultura do Estado Aldo Santos que discusou no evento e ressaltou a importância da obra para a expansão do potencial agrícolo do Estado.

Memória

Almir Cirilo lembrou, no discurso, o início do projeto de construção da Adutora do Agreste. Citou a ajuda do ex-presidente Lula para tornar a obra possível. Também ressaltou o empenho de Bezerra Coelho e da equipe no Ministério da Integração Nacional. O ex-governador Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos, foi lembrado já uma duas vezes.

"Foi Arraes, no último governo, quem exigiu a inclusão da adutora no projeto de Transposição do Rio São Francisco no governo de Fernando Henrique Cardoso", disse.

Depois do secretário de recursos hídricos, discursou Guilherme Uchoa. O deputado fez um balanço da gestão de Eduardo. Ele começou dizendo que tinha chegado a "vez da política". "Só ocorre isso (o desenvolvimento) porque Pernambuco entregou o governo a um homem jovem, determinado, competente", disse Uchoa para distribuir uma série de elogios a Eduardo, praticamente lançando Eduardo para presidente.


Eduardo Campos e Antônio de roque no evento
(Foto - Geraldo Silva)

A cidade de Jataúba que está incluída no terceiro lote da obra, esteve representada pelo prefeito Antônio de roque, vice prefeito Luzimário e os vereadores Zito Lopes, Paulo Floriano, Antônio Biloza, Josilene Cordeiro, Jakson Bruno e Luana. O deputado estadual José Humberto que é representante da terra da cueca e da calcinha esteve no evento e participou ativamente das deliberações na AL para legalização da burocracia exigida para tornar viável a maior obra hídrica do Nordeste Brasileiro.

Ao final do evento, os vereadores de Jataúba se reuniram com o deputado Zé Humberto que esteve sempre ao lado do prefeito e do vice para discutirem os problemas e encontrar caminhos para as soluções. A população de Jataúba vem sentindo o empenho e dedicação do prefeito para dá mais qualidade de vida aos seus munícipes, falou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário