.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Emoção e homenagens marcam solenidade histórica de entrega do novo Calçadão Miguel Arraes de Alencar

Ao lado de várias autoridades, filho de Eduardo Campos recebeu as principais homenagens na solenidade histórica para a política e economia santa-cruzenses. Fotos: Thonny Hill e Elivaldo Araújo.
Uma noite para ficar gravada, para sempre, na história da política e da economia de Santa Cruz do Capibaribe.

Essa é a frase que melhor define a solenidade, realizada na noite de quinta-feira (18), de entrega do Calçadão de Confecções Miguel Arraes de Alencar.

Na solenidade, além de muitos dos pequenos comerciantes do novo Calçadão (principais estrelas de todo esse processo), um palco repleto de autoridades como vereadores do município, os prefeitos de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) e de Taquaritinga do Norte, Evilásio Araújo (PSB), os ex-deputados Augustinho Rufino (DEM) e Oseas Moraes (PSB), além de secretários dos governos estadual e municipal e o síndico do Moda Center, Valmir Ribeiro.
.
Grande público, formado em sua maioria de comerciantes, assistiu a solenidade.
Também entre as autoridades, que roubaram os holofotes da grande mídia em vários momentos, estavam o governador de Pernambuco, João Lyra Neto (PSB) e João Henrique Campos (PSB), filho mais velho e também herdeiro político do ex-governador e ex-candidato a presidência Eduardo Campos (PSB), este último um dos homenageados.

Antes da realização dos discursos, houve também a inauguração da placa, que marcou, em caráter oficial, a entrega do grande empreendimento ao município.
.
.
Momento de chegada da comitiva para cerimônia de apresentação da placa que oficializou a entrega da obra.
.
.
Governador João Lyra e prefeito Edson Vieira mostraram sintonia durante toda a solenidade..
..
Celebrações ecumênicas e discursos de secretários e lideranças também marcaram a solenidade.
Vários discursos foram realizados e, a grande maioria deles, apresentaram trechos voltados para homenagear o ex-governador e  emocionaram o público, que retribuía, a cada pausa, com sonoros aplausos.

João Henrique Campos destaca dor da perda e agradece homenagens a Miguel Arraes e Eduardo Campos

.
Principal homenageado entre as autoridades, João Henrique Campos (PSB) destacou sua dor quanto a perda de seu pai e mencionou a importância do apoio que tem recebido nos últimos dias.

“Não foram dias fáceis e, sem sombra de dúvidas, foi muito difícil passar por isso. Mas com o apoio de todos vocês, de todos os brasileiros, especialmente dos pernambucanos, que me ajudaram muito a superar esse momento e encontrar forças para passar por essa estrada”.

.
.
João destacou a homenagem prestada ao seu bisavô, Miguel Arraes de Alencar e seu pai, Eduardo Campos, onde citou algumas realizações de ambos ao longo de seus mandatos e, emocionado, falou sobre a entrega da obra.

“Hoje, nós temos esse sonho ser realizado, de entregar para esse povo, que tanto precisa, que tanto lutou, quando aqui era conhecido como “poeirão” e viam, ali na frente, um centro tão desenvolvido, com boas acomodações para vender seus produtos e, tão próximas, viviam uma realidade tão dura. Então, graças à capacidade de não deixarem de se indignar com as diferenças que o povo sofre, o prefeito Edson passou, para meu pai, qual a situação desses trabalhadores, essas famílias, estavam vivendo. Ele teve a sensibilidade, a visão de que, acima de qualquer estratégia política e econômica, era preciso pensar em todas as famílias que aqui estavam”, frisou.


João destacou que o prefeito contou toda a trajetória que originou o novo Calçadão e agradeceu as homenagens recebidas, em nome de seus familiares. Ele também recebeu uma placa, em forma de homenagem, feita pelo prefeito Edson Vieira após seu discurso.
.
..
Vídeo que mostrava passo a passo das obras do Calçadão e discursos de Eduardo campos sobre o projeto também foram exibidos.

Edson Vieira faz homenagens a Eduardo Campos e relembra passos que culminaram na realização das obras do novo Calçadão

,
Visivelmente emocionado, prefeito Edson Vieira (PSDB) relembrou o início das conversas sobre a realização do Calçadão, tidas com o ex-governador Eduardo Campos, na época das entrega das casas populares no Loteamento Jaçanã.

“Fui para casa de um amigo meu e o telefone tocou, era umas 20h30, um número estranho, mas eu atendi, era o major e disse: Prefeito, Eduardo Campos quer falar com você. Eu fui para um beco para conversar melhor e ele disse que eu havia dito que teria um projeto do Calçadão. Eu disse ela varia entre 13 a 15 milhões de reais e ele disse: “Traga na próxima quarta e não diga nada a ninguém que a gente vai fazer esse projeto para o povo de Santa Cruz do Capibaribe. Só deixe para dizer a alguém quando a gente assinar a obra”, frisou, dirigindo suas palavras a João Henrique Campos.

.
.
Edson Vieira ressaltou que o Calçadão seria a maior obra em solo santa-cruzense e destacou a parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado.

“Esse é o resultado de um conjunto de pessoas que querem o bem e que querem trabalhar. Aqui são 04 mil famílias que, há dez anos, viviam no sol, na lama, com falta de estrutura, no esgoto… Eram pessoas que não tinham condições humanas para trabalhar e, graças ao bom Deus e ao povo que me fez prefeito, eu encontrei com o governador Eduardo Campos, que foi uma pessoa que me abraçou, que me apoiou e acreditou nesse sonho”, relatou.


O prefeito agradeceu a presença de João Campos e mostrou sua tristeza pela ausência de Eduardo Campos na inauguração da grande obra.

“Eu encontrei com ele (Eduardo Campos) no último dia 03 de agosto em Caruaru, e na hora que ele me abraçou, falou comigo, com Oseas e com meu pai, então ele me perguntou? E o Calçadão, a gente entrega agora em setembro? Eu disse: Governador, a gente vai entregar na data que estará fazendo um ano que nós assinamos o convênio, no mesmo dia do aniversário da minha esposa. Nós estamos entregando esta obra aqui hoje e eu disse a ele que entregava, e estamos entregando”, frisou.


João Lyra destaca o Polo de Confecções, paralisação da duplicação da BR-104 e conclusão de obras na PE-160 até 2015

.
No discurso de encerramento da solenidade, iniciou falando sobre o empreendedorismo presente nas cidades que integram o Polo de Confecções, destacando superação em meio as adversidades climáticas que a região impõe.

“Aqui, há alguns anos atrás, não existia o Polo de Confecções, que vem crescendo e hoje, esse Polo aqui, no agreste pernambucano, liderados por Santa Cruz, Toritama e Caruaru, se torna o segundo maior polo de confecção do Brasil. Do feirante e pequeno empresário, o microempresário e também as grandes empresas, muitas conhecidas internacionalmente, que crescem a cada dia e, todas as vezes que venho aqui, eu vejo o desenvolvimento e o crescimento”, pontuou Lyra.

.
.
Em seguida, o governador falou sobre as obras da BR-104, que estão paralisadas.

Citando “questões burocráticas”, João Lyra citou que um novo edital de licitação está em fase final, mas não especificou uma data para que os trabalhos de duplicação, de Toritama até o trevo de acesso a Santa Cruz do Capibaribe, sejam reiniciadas.

O governador falou sobre as obras de duplicação da PE-160, que foram iniciadas.

“Era um compromisso de Eduardo de duplicar a PE-160. Eu iniciei e, em 2015, estará pronta essa duplicação”.


Por fim, João Lyra agradeceu aos trabalhadores que tocaram o projeto.
.
Orquestra Novo Século, de Santa Cruz do Capibaribe, executou o Hino de Pernambuco, encerrando a solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário