.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

OPERAÇÃO “PEDRA 90” DEFLAGRADA EM ALAGOAS E EM OUTROS 4 ESTADOS PRENDE QUADRILHA CLASSIFICADA COMO UMA DAS MAIORES DE TRÁFICO DE CRACK NO NORDESTE



A Polícia Federal em Maceió/AL deflagrou ontem, dia 17.09.2014 a operação denominada “PEDRA 90” (expressão utilizada considerando que no mês de janeiro de 2014 foram apreendidos 90 kg de crack. Além disso, o termo “pedra 90″ é uma gíria utilizada para denominar “pessoa legal”, exteriótipo que os presos tentavam transparecer, se apresentando sempre como empresários bem sucedidos, em especial, no ramo de vaquejada).


A ação foi deflagrada em 5 estados (Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso e Pará), e foram cumpridos 08 Mandados de Prisão Preventiva, 08 Mandados de Busca e Apreensão e 01 Mandado de Condução Coercitiva. Os mandados foram cumpridos nos Estados de Sergipe (Aracaju), Alagoas (Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Joaquim Gomes), Pernambuco (São Lourenço da Mata), 

Mato Grosso (Várzea Grande) e Pará (Marabá) todos expedidos pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju/SE. O objetivo da operação foi desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro que consistia na compra de entorpecente (crack) no Estado de Mato Grosso, com distribuição em todo o Nordeste, bem como a aplicação do dinheiro proveniente do tráfico de drogas em bens de luxo, tais como carros importados, imóveis, haras, cavalos de raça, fazendas, etc.


Cerca de 400 quilos de crack foram apreendidos, somente em Aracaju/SE, em menos de um ano de investigação, proveniente de tal organização ora desarticulada. O cumprimento dos citados mandados judiciais teve como objetivo: prender os chefes da organização, bem como descapitalizá-los com a apreensão de veículos, de bens imóveis e o bloqueio de contas bancárias.

Durante a investigação, constatou-se que, entre as várias formas de dissimular o ganho proveniente com o tráfico de drogas, o grupo investia na compra de cavalos de raça para uso em circuitos de vaquejada em todo o Brasil. Somente como exemplo, um dos chefes da organização, preso na operação, CÍCERO BEZERRA DA SILVA, vulgo “cicinho”, proprietário de um Haras na cidade de Palmeira dos Índios/AL (Haras Padre Cícero), recentemente teria negociado um cavalo pelo valor de R$ 200.000,00.

ELIANE MAGALHÃES DEZAN, presa no bairro de Atalaia em Aracaju era responsável pela distribuição da droga em Aracaju, na capital e no interior.

FÁBIO ANTÔNIO DEZAN, preso em Cuiabá/MT, responsável pela remessa da droga de Mato Grosso para Aracaju.

GREUBER ARISTÓTELES RIBEIRO e DEIVIT ROBERTO DEZAN os quais já teriam sido presos (pois já em liberdade), ainda no corrente ano, nesta capital, transportando 90 kg e 202 kg de crack

MARCILIANO ALVES FERNANDES conhecido locutor de vaquejadas na região Nordeste. O mesmo já respondia perante a 4ª Vara Criminal de Aracaju/se pelo crime de tráfico de drogas, pois fora flagrado transportando no final do ano de 2013, cerca de 65 kg de crack, em um caminhão boiadeiro.

NILO SOARES, que utilizava uma série de nomes falsos. O mesmo se encontrava foragido da justiça do Mato Grosso, possuindo condenações por roubo e quadrilha (1999, 2002 e 2003) em Porto Velho/RO e Rondonópolis/MT, tráfico de drogas e porte ilegal de armas (2007 e 2008) nos Estados de Alagoas e Mato Grosso.

Em Recife/PE foi preso RODRIGO AYRES NEVES, agente de segurança, natural de Porto Velho/RO, 31 anos, solteiro, um dos distribuidores da droga em Pernambuco foi preso em São Lourenço da Mata/PE. Em Recife ele assumiu que gerenciava e era responsável pela distribuição de droga. Ele foi autuado por tráfico interestadual de entorpecentes e associação criminosa e caso seja condenado poderá pegar penas que somadas ultrapassam os 25 anos de reclusão. Após ser autuado na PF/PE foi encaminhado para fazer Exame de Corpo de Delito e em seguida foi enviada para o Sistema Prisional em Sergipe.

Agreste  Violento

Nenhum comentário:

Postar um comentário