.

sábado, 1 de novembro de 2014

Coluna do sabadão



Pernambuco sem Ministério

Li, ontem, atentamente, uma ampla reportagem no jornal O Globo apontando os prováveis ministros que serão escolhidos pela presidente Dilma para o seu segundo mandato, a partir de janeiro. E não há um só nome de Pernambuco. Do Nordeste, são especulados dois.

O governador da Bahia, Jacques Vagner (PT), segundo o jornal, está tão em alta com Dilma que pode escolher, desde já, a pasta que quiser ocupar. Sendo assim, tanto pode ser o futuro poderoso chefe da Casa Civil quanto passar a despachar na pasta de Desenvolvimento ou até mesmo Integração Nacional.

Já o governador cearense Cid Gomes (PSB) também teria lugar certo na equipe ministerial, com perfil mais para a Integração. Mas o jornal aponta seu nome também para o Ministério da Educação. A cota nordestina ficaria por aí, porque não há mais nenhum nome da região cotado.

No caso de Pernambuco, o que se justifica pela ausência de nomes seria pelo fato das principais lideranças do PT no Estado terem sido derrotadas na eleição proporcional e também majoritária. Pela primeira vez, Pernambuco fica sem um único representante na Câmara dos Deputados.

O PT perdeu também na disputa majoritária a vaga para o Senado. Ex-prefeito do Recife e atual deputado federal, João Paulo foi derrotado pelo ex-ministro Fernando Bezerra Coelho. Dos líderes petistas, portanto, apenas Humberto Costa, que não entrou na disputa este ano, está no exercício do mandato, mas sem chances de vir a ser ministro.

RIFADO– Apesar de frequentar a bolsa de apostas para o Ministério da Fazenda, o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não está na lista de possíveis convocações da presidente Dilma. Um ministro petista explica que ela não gosta de Meirelles, com quem teve duros embates quando ambos eram colegas no governo Lula


O preço da reeleição– Os prefeitos reclamam que a presidente Dilma está atrasando os repasses de programas na área de saúde, como o que mantém os agentes comunitários de saúde. Segundo o presidente da Amupe, José Patriota, a União não repassa os recursos para pagar o salário desses agentes há dois meses.

Vai ser no grito– A Amupe, segundo Patriota, está enviando a presidente Dilma, na próxima semana, um documento relatando as dificuldades que os municípios estão enfrentando por conta do atraso de cotas federais. Se o Governo não colocar em dia repasses constitucionais para os municípios, os prefeitos farão protestos em Brasília.

Encontro tucano– O presidente do PSDB, Aécio Neves, convocou a Executiva do partido, além de senadores e deputados eleitos, para uma reunião no próximo dia 5, em Brasília. Um dos temas a ser debatido é a eleição para as presidências da Câmara e do Senado. De Pernambuco estarão presentes Daniel Coelho, Bruno Araújo e Betinho Gomes.


Vez dos suplentes– Há quem acredite na aliança oficial que o governador Paulo Câmara só convoque para o secretariado dois deputados federais e dois estaduais. Se isso se concretizar em Brasília assumem os suplentes Augusto Coutinho (foto) e Fernando Monteiro. Na Assembleia, os suplentes Antônio Moraes e Marco Antônio Dourado.

CURTAS

ALIADO– Do presidente estadual do PSDB, Bruno Araújo, sobre as declarações do deputado eleito Tadeu Alencar, que acenou para uma postura independente no Congresso: 'Esperamos que o PSB seja um aliado dos parlamentares que entenderam o recado das urnas'.

VISÃO CEARENSE– Do governador do Ceará, Cid Gomes, ao avaliar a aliança do PSB com o PSDB em torno de Aécio: “Se o PSB está junto com o PSDB terá que optar por esse caminho também. Nós preferimos ficar no campo da esquerda com o PT'.

Perguntar não ofende: Que medidas Dilma vai anunciar para conter a inflação?

'Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento'. (Provérbios 3-13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário