.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Dengue no Pajeú: São José do Egito cidade em destaque

Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram notificados 16.390 casos de dengue em 176 municípios de Pernambuco até o início deste mês. Desse total, 5.825 foram confirmados. Recife, Salgueiro, Petrolina e Jaboatão dos Guararapes foram os quatro municípios que tiveram maior número de notificações.

No Pajeú a cidade com maior incidência de casos de dengue é São José do Egito. Outros municípios em igual situação em Pernambuco são Passira, Itacuruba, Cabo de Santo Agostinho, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Lagoa do Ouro, Jataúba, e Condado.

A SES de Pernambuco divulgou ainda na manhã desta quarta-feira (19), um plano de combate à febre chikungunya e à dengue. Para o combate dos dois vírus, que são transmitidos pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti, a SES pretende capacitar cinco mil profissionais de saúde para atuar nos postos do estado – 666 deles já concluíram o processo de capacitação. Atualmente, há quatro casos suspeitos de chikungunya sendo investigados em Petrolina e na Região Metropolitana do Recife

Segundo o levantamento da Secretaria, 26 municípios do estado estão em situação de risco de surto dos dois vírus. Há ainda situação de alerta em 97 cidades; outras 54 estão em situação considerada satisfatória. “O que muda é que agora, para o plano de contingência, a gente tem duas doenças que podem ser transmitidas pelo mesmo mosquito. O modo de diminuir a proliferação é o mesmo para as duas, mas a maneira com que o paciente é tratado será diferente”, aponta a diretora-geral de Vigilância Epidemiológica, Roselene Hans.

Pernambuco ainda não registrou nenhum caso de transmissão da chikungunya dentro do seu território, mas dois pacientes chegaram ao estado com o vírus. Um deles é recifense, foi infectado na República Dominicana e está sendo tratado no Ceará. O outro caso foi de uma moradora de Petrolina, infectada na Bahia pelos dois vírus, da dengue e da chikungunya. “Em torno de 20% dos casos já detectados fora do país, o paciente contrai os dois vírus, ficando com dengue e chikungunya”, alerta Roselene Hans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário