.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Graça lança 60 medidas para blindar a Petrobras


247 – Mesmo com o balanço do terceiro trimestre adiado para o dia 12 de dezembro, a Petrobras realiza nesta segunda-feira 17 uma conferência com investidores e analistas para falar sobre o período e a decisão de adiamento dos resultados.

O anúncio de que os números não seriam divulgados na última sexta-feira 14, conforme previsto, foi feito após prisões em nova etapa da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

O ex-diretor da estatal Renato Duque foi preso por suspeita de envolvimento em esquema de corrupção delatado pelo também ex-diretor Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Roberto Youssef. 

Leia abaixo reportagem do portal Infomoney sobre a teleconferência:

A presidente da companhia Graça Foster iniciou a teleconferência destacando porque houve o adiamento dos resultados da Petrobras.

"Neste dia de hoje em condições normais, teríamos um único assunto, mas teremos dois assuntos: demonstrações contábeis da Petrobras e resultados operacionais. Porém, a companhia não está pronta para divulgar as demonstrações contábeis, pois as denúncias recentes da Operação Lava Jato podem impactar os resultados da Petrobras".

Ela destaca que houve um fato marcante do dia 8 de outubro de 2014, que foram os depoimentos de Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, que revelaram informações que podem afetar a contabilidade da companhia. Graça destacou que está havendo 60 medidas relevantes para melhorar o processo de gestão da companhia de forma a averiguar normas e procedimentos.

Graça ressaltou que houve a contratação no final de outubro de dois escritórios de advocacia independentes especializados em investigação, medidas jurídicas para ressarcir supostos recursos desviados. Além das 60 ações relevantes, mais 6 estão em processo de implementação. "Essas 66 ações de gestão foram encaminhadas aos auditores externos e aos escritórios de investigação independente para auxiliar suas análises".

"A Petrobras vem trabalhando de forma exaustiva e adotando diversas providências de controle interno", afirmou. Entre uma das medidas mais relevantes, afirma a presidente, é que a estatal recebeu autorização para criação de uma diretoria de compliance.

Sobre os dados de produção, Graça ressaltou os dados da companhia, que mostrou a maior produção histórica de petróleo no Brasil em outubro de 2014.

Graça encerrou a sua fala, registrando a crença na importância diretoria de compliance. "Queremos mais do que que respeito técnico, mas também na governança da Petrobras", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário