.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Política em Análise AGORA!


Olá amigos, a partir de hoje estaremos juntos com “Política em análise”, coluna postada no Sulanca News semanalmente. Irei falar sobre a política da região e espero poder contribuir com minhas opiniões para a política regional. Mãos à obra...

ARMANDO MINISTRO: A Presidente Dilma convidou, na última sexta-feira, o Senador Armando Monteiro para ocupar uma pasta estratégica em seu governo. O currículo do Senador mostrou que sua indicação não foi apenas política, Armando Monteiro mostrou competência quando presidiu por 8 (oito) anos a Confederação Nacional da Indústria. Com um ótimo diálogo com o setor empresarial, será Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A MISSÃO DE ARMANDO: No Ministério, Armando Monteiro terá a missão de retomar o desenvolvimento econômico do país. O setor da indústria brasileira não demonstrou bons resultados nos últimos anos. Capaz de dialogar com a classe empresária, Armando conhece as principais dificuldades enfrentadas com o setor.

BEM ACEITO: Essa semana a Presidente Dilma deverá anunciar também Kátia Abreu para a Agricultura, Nelson Barbosa para o Planejamento e Joaquim Levy para a Fazenda. O contrario do que houve com os nomes de Kátia e Levy, a indicação de Armando Monteiro foi vista com bons olhos, por todos os setores. Apesar de não ter havido consulta ao seu partido, a direção nacional do PTB aprovou o nome do novo ministro, e o partido deve retornar à base governista.

JÁ EM PERNAMBUCO: Já em Pernambuco, a ex-primeira dama, viúva de Eduardo Campos, Renata Campos, deverá assumir alguma secretaria do futuro Governo de Paulo Câmara. A indicação deverá ocorrer na área social. As especulações também dão conta da indicação de João Campos, filho mais velho de Eduardo, para ser candidato a vice-prefeito na chapa de Geraldo Júlio, Prefeito do Recife.

COMOÇÃO POLÍTICA: Com os nomes de Renata Campos, no Governo de Paulo Câmara e de João Campos na chapa de Geraldo Júlio, o PSB de Pernambuco pretende manter a comoção política da morte de Eduardo Campos. Como a receita deu certo em 2014, o PSB quer garantir vitória nas urnas também em 2016, com a reeleição de Geraldo Júlio, no Recife.

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA: O blog do Ney Lima antecipou a articulação de Afrânio para Presidente da Câmara, Ronaldo Pacas para a primeira secretaria e Zé Minhoca, para a segunda secretaria. Desta forma, está descartada a possibilidade de Zé Elias integrar o grupo situacionista, já que os votos do grupo governista são suficientes para eleger o próximo presidente da Câmara de Vereadores da Capital da Sulanca. Mas como em política tudo pode acontecer, vamos aguardar o que tem por vir.

NÃO PROCUROU: O Prefeito esteve semana passada em Brasília, visitando gabinetes no Congresso Nacional, mas não procurou o Deputado Federal José Augusto Maia. O mandato do Deputado acaba em Janeiro/2015, mas ainda tem 15 milhões para dispor em emendas para o exercício de 2015, destes, 10 milhões fazem parte do impositivo.

NÃO FOI O QUE PROMETEU: Nos palanques de 2012 o Prefeito Edson Vieira, defendendo uma “nova política”, prometeu que “bateria na porta do Deputado Zé Augusto, se fosse eleito”. Assim como diversas outras promessas, o prefeito não cumpriu com o que prometeu.

E O CONIDER?: A população já viu boa parte das máquinas que compõem a Usina Asfáltica tão prometida e tão cobrada. Também já está em território pernambucano, a máquina de perfurar poços artesianos. Para integrar o CONIDER (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Regional de Pernambuco), o prefeito deve enviar para a Câmara de Vereadores um projeto de lei propondo a incorporação. Assim como foi com o CONIAPE, a aprovação do CONIDER deve ocorrer em unanimidade.

A PERFURATRIZ DE POÇOS: Santa Cruz vive momentos difíceis de falta de água em seus reservatórios. Uma máquina que perfura um poço artesiano a cada 3 (três) horas, poderá minimizar os problemas. Não acredito que o prefeito irá se negar a incorporar o CONIDER, e alegar apenas questões políticas.

Perguntar não ofende: Quando será que o prefeito irá demonstrar interesse ou não de integrar o Consórcio, que já conta com equipamentos importantes como uma Usina Asfáltica e uma máquina de perfurar poços?

Nenhum comentário:

Postar um comentário