.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A Previdência não pode esperar

Coluna Fogo Cruzado – 4 de fevereiro
A reforma previdenciária que a presidente Dilma Rousseff vai propor ao Congresso é a única que as oposições admitem discutir
Com atraso de alguns anos, ou de décadas, a reforma do nosso sistema previdenciário está novamente na ordem do dia. Dilma Rousseff tocou anteontem neste assunto ao levar a mensagem presidencial ao Congresso, sendo esta a única das reformas propostas por ela que as Oposições admitem discutir. O curioso é que as maiores resistências à reforma previdenciária partem do PT e da Central Única dos Trabalhadores, no que prestam um desserviço à causa porquanto estão pondo em risco, irresponsavelmente, a vida dos atuais e futuros aposentados. Eles sabem que nossa previdência é altamente deficitária e que se não passar por uma reforma profunda em curto prazo irá à falência por uma questão elementar: há menos gente contribuindo para o sistema devido ao desemprego que grassa no país e a expectativa de vida do brasileiro aumentou muito nos últimos 30 anos. A reforma é preciso, pois, e está sendo feita com atraso.
Elias Gomes e Pezão
Que há de comum entre o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB) e o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão? Ambos acabam de propor uma reforma no sistema previdenciário de suas unidades federativas. Os dois entendem que a reforma “é pra já”, não estão preocupados com o fato de 2016 ser um ano eleitoral e propuseram o aumento da contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%. Ou se faz isso agora, dizem ambos, ou o sistema irá à falência.
Contraponto – Garante o deputado Antônio Moraes, presidente regional do PSDB, que o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), pode até ser reeleito em outubro próximo, mas não será candidato único. Cinco partidos de oposição aceitaram a proposta feita pelo jovem empresário Ivan Júnior (PSDB): definir com base em pesquisa o candidato das Oposições.
É ele – A aposta do PSDB em Timbaúba para enfrentar o prefeito João Rodrigues Júnior (PSB), apoiado pelo deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB), é o vereador Ulisses Felinto.
Greve – A Polícia Civil pode ter lá suas razões para paralisar suas atividades a partir do próximo sábado, mas fechar de novo o IML, como fez no passado, é crime de lesa-humanidade.
Pensão – A OAB vai ajuizar ação no STF contra o pagamento de pensão vitalícia aos ex-governadores da BA, algo que Pernambuco extinguiu no governo de Roberto Magalhães.
Janela – O deputado Álvaro Porto aguarda apenas a promulgação da “PEC da Janela” pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros, para fazer a travessia do PTB para o PSD. Ele se encontrou ontem com Paulo Câmara em companhia do presidente estadual do PSD, André de Paula, para comunicar a troca de partido. É menos um na oposição.
Ocaso – Liderado de Humberto Costa, o senador Lindberg Farias (PT-RJ) concorda que Lula perdeu força, popularidade e prestígio em razão de estar sendo investigado pelo Ministério Público. Mas, segundo garante, a “vaca não foi pro brejo”, ainda. Se o ex-presidente sair limpo das investigações, diz ele, “voltará fortíssimo em 2018”.
Prévias – O PSDB de SP fará prévias para a escolha do candidato do partido à prefeitura da capital. O governador Geraldo Alckmin apóia o jornalista João Dória Júnior e o ex-presidente FHC, junto com os senadores José Serra e Aloísio Nunes, o vereador André Matarazzo. Eventual vitória de Dória Júnior pode ter rebatimento na eleição do Recife, já que o governador de SP, para afagar o PSB, pode apoiar a reeleição de Geraldo Júlio.
Banho – Sílvio Costa (PTdoB) está coberto de razão ao reconhecer que Eduardo Cunha (PMDB) continua dando um “banho de regimento” nos deputados que pedem sua saída da  presidência da Câmara Federal. Foi com base estritamente regimental, diga-se de passagem, que Cunha usou o seu vice-presidente, Valdir Maranhão (PP-MA), para procrastinar as ações do Conselho de Ética pela cassação do seu mandato por quebra de decoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário