.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

CURTINHAS EM DESTAQUE

Hoje em nossa coluna, traremos um resumo das 05 (cinco) publicações já postadas no Blog Sulanca News.

Afinal o que é Política Pública: Como vimos, Política Pública é uma forma de estudar e compreender alguns tipos de processos governamentais. Estes processos governamentais são sequência de atividades que objetivam causar algum impacto na realidade social, política ou econômica. Essas atividades se modificam mutuamente, de forma sistêmica, e o impacto pode ser material ou nos valores da sociedade/população.

Quer um Conselho: Na segunda publicação, observamos que dos 23 (vinte e três) Conselhos Municipais previstos na legislação municipal, apenas 12 (doze) estão ativos, ou seja, um pouco mais de 50% (cinqüenta por cento) e que apenas 05 (cinco), realizam reuniões constantes e periódicas, além de balanços das atividades desenvolvidas, bem como fiscalizações e análise dos recursos previstos no orçamento municipal em suas áreas de atuação. Assim, entendo que a Prefeitura Municipal deve dispensar uma maior atenção a este fato, pois os conselhos municipais representam a participação da sociedade na gestão pública, o que não esta ocorrendo em Santa Cruz do Capibaribe.

Um dos Motes de Campanha! Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Lazer: A gestão atual avançou bastante quando o assunto é acessibilidade, mobilidade e lazer. Podemos destacar a implantação do camarote da acessibilidade nos eventos públicos; A criação do curso de libras para os servidores municipais; Adequações de Escolas, UBS (Unidade Básica de Saúde), Praças e de parte da Avenida 29 de Dezembro, com construção de rampas de acessos para pessoas com dificuldade de locomoção e mobilidade reduzida. Além da retirada das barracas nas calçadas do centro da cidade, requalificação e organização do trânsito e a implantação do programa cidade lazer e zumba nos bairros.

A novela da PE-160: É lamentável a falta de manutenção da PE-160 e inadmissível o modo em que os nossos representantes e o Governo do Estado de Pernambuco, através do Departamento de Estradas e Rodagens – DER, vêm tratando esta rodovia que tanto gera lucros para os cofres públicos de nosso estado. O novo capítulo desta novela é saber quem conseguiu o AVANÇO e DESENVOLVIMENTO da operação tapa buraco na rodovia. Lamentável, porém, em terra que um representante do povo afirma que “quem viver, verá a conclusão de uma obra”; uma operação tapa buraco é algo para se comemorar e fazer até uma inauguração na conclusão da obra! Fica aqui a dica!

Fácil de resolver, mas difícil de encarar: O centro da cidade necessita urgentemente de um levantamento/diagnóstico visando à manutenção contínua e reparos dos problemas encontrados, pois é visível para quem trafega no local a enorme quantidade de buracos, esgotos estourados, falta de coleta de entulho, falta de capinação, animais soltos e interrupção do passeio público em virtude da falta de limpeza. Algo simples de resolver, mas que podem se tornar um dos pontos fraco da atual gestão durante período eleitoral que se aproxima.

Aurimar Ramos – Professor, Formado em Geografia pela AEB/FABEJA, Pós-Graduado em Gestão Pública pelo IFPE, Cursando Segurança do Trabalho pela EadPE e Acadêmico em Direito pela Faculdade ASCES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário