.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Lula toma o lugar de Dilma e Cunha

Coluna Fogo Cruzado – 1º de fevereiro
Lula está em dificuldade para dar explicações sobre o apartamento tríplex na praia de Guarujá e o sítio na cidade de Atibaia
Com o Congresso Nacional em recesso, assim como as Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, esperava-se que o noticiário político no mês de janeiro fosse alimentado pela Operação Lava Jato, o que de fato aconteceu. O que certamente ninguém esperava é que o ano legislativo começasse com o ex-presidente Lula na berlinda, e não mais Dilma Rousseff e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Lula está em dificuldade para explicar a suposta compra de um apartamento tríplex em Guarujá (SP), bem como a reforma pela Odebrecht de um sítio em Atibaia (SP) do qual um de seus filhos seria um dos donos. Com isso, o debate sobre o impeachment de Dilma saiu das manchetes dos jornais, assim como o pedido de cassação do mandato de Eduardo Cunha por quebra do decoro parlamentar. Lula declarou recentemente que gosta de ser “provocado”, porém a provocação, desta vez, poderá deixá-lo em maus lençóis.
Afago no peemedebista
Michel Temer, quando de sua passagem pelo Recife na última sexta-feira, admitiu que Jarbas Vasconcelos seria um nome “excepcional” para substituir Eduardo Cunha na presidência da Câmara Federal. Falou pesando as palavras porque Cunha não tem dado sinais de que vai cair e Jarbas não admite tocar neste assunto enquanto ele (Cunha) estiver sentado na cadeira de presidente. Pelo visto, o que Michel queria mesmo era afagar o ego do deputado pernambucano.
Detran – O ex-vereador Clóvis Corrêa confessa ter levado um susto ao deparar com uma placa do Detran no Shopping Center Recife, com data de 2014, dizendo que o posto de atendimento que existe lá foi inaugurado no final da gestão do governador João Lyra Neto. Pelas suas contas, o posto foi aberto em 2001 quando o órgão era presidido pelo caruaruense Laércio Freitas.
Feira – Com o lema “Cidade que educa”, o prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB), já iniciou os preparativos para a realização a 3ª Feira do Livro do Vale do São Francisco.
Galo – Fundado há quase uma década pelo prefeito Romério Guimarães (PT), o “Galo da Travessa” arrastou sábado (30) milhares de pessoas pelas principais ruas de São José do Egito.
Celpe – Se os moradores do Recife que perderam gêneros alimentícios guardados em freezers e geladeira resolverem ir à Justiça contra a Celpe devido à falta de energia, saiam da frente!
União – Caso saia o entendimento entre os deputados Anderson Ferreira (PR) e Cleiton Collins (PP) em torno da disputa eleitoral pela prefeitura de Jaboatão, o prefeito Elias Gomes terá que refazer sua estratégia. Uma boa notícia para o prefeito é que a candidatura própria do PSB parece ter perdido força por suposta falta de viabilidade eleitoral.
Bonecos – Durante passagem por Belém do São Francisco na última 6ª feira, o senador Fernando Bezerra (PSB) ganhou de presente do ex-prefeito Manoel Caribé um filme da década de 80 que supostamente comprovaria que os “bonecos gigantes” do carnaval de Olinda surgiram muito depois dos que foram criados naquela cidade sanfranciscana.
Chapão – Por questão de sobrevivência, PT e PTB serão obrigados a formar um “chapão” para disputar as 39 cadeiras da Câmara Municipal do Recife. Se cada um sair sozinho, corre o sério risco de encolher porque nenhum dos dois tem “cauda” para ajudar na reeleição de Jurandir Liberal, Osmar Ricardo, Henrique Leite (PT) e Antônio Luiz Neto (PTB). Aliás, foi justamente pela falta de “cauda” que Carlos Gueiros abandonou o PTB.
Tchau – Pelo desejo do ministro Jaques Wagner (Casa Civil), Humberto Costa ficaria mais um ano na liderança do PT no Senado, mas ele já disse que não quer. Pretende priorizar nesses próximos quatro anos o PT pernambucano, que se fragilizou muito após as eleições de 2014: perdeu quatro dos seus 13 prefeitos e não elegeu sequer um único deputado federal. Além disso, o senador precisa pensar em sua reeleição, que ocorrerá em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário