.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

JATAÚBA TEM 1.200 CISTERNAS COM ÁGUA

Izael Monteiro (Zainha) presidente do CESMAPE e secretário
de Agricultura de Jataúba
Com as chuvas que caíram na semana passada, grande parte das pequenas barragens e barreiros armazenaram certa quantidade de água. Na cidade de Jataúba as águas ainda não foram suficientes para que o IPA (Governo do Estado) e o Exército Brasileiro desativassem a operação carro pipa e a operação seca. 

Na região conhecida como Vale do Capibaribe, que é formada pelas localidades que margeiam o rio Capibaribe, mesmo antes das chuvas já havia água para o consumo animal em uma boa escala. A operação "SECA" conta com 08 caminhões que abastecem 87 pontos na zona rural com distância no mínimo de 500 metros de um pra outro que recebe 334 caminhões de água por mês, e o IPA também disponibiliza o mesmo número de carros pipas para colocar em prática a operação 'CARRO PIPA'.
ZAINHA E LAÉRCIO (Presidentes do Cesmape e Conselho Municipal
de Desenvolvimento Sustentável - Cisterna Calçadão.
Calçadão para captação das águas das chuvas
O Exército Brasileiro é quem mantém a fiscalização da "OPERAÇÃO SECA" e já na próxima reunião que acontece mensalmente com comandantes e supervisores que fiscalizam a operação, deverá ser anunciado o número de novos pontos que devem atender aos requisitos de exigências do Comitê de Seca do município que é ligado também com a Defesa Civil do Estado, representado aqui no município por Oswaldinho. 

Hoje o município (Sede) é abastecido em 100% por carros pipas que transportam água da barragem de Serra do Vento no município de Belo Jardim. As informações que nos foram repassadas pelo secretário de agricultura do município que também é presidente do CESMAPE são de que a precipitação pluviométrica registrada de Janeiro a Junho deste ano foi de 211mm de chuvas, o que credenciou Jataúba a se manter cadastrada e sendo beneficiada pelas duas operações.
Barragem situada no município de Brejo da Madre de Deus às margens da PE 145

No Município de Brejo da Madre de Deus, a precipitação pluviométrica foi de 750mm, e diante disso as operações estiveram desativadas e com os argumentos do presidente do Cesmape, a secretaria de agricultura e reforma agrária de Pernambuco reativou tudo e o abastecimento segue normal.

Um dos principais fatores que facilita a vida no campo é a construção de cisternas através do programa "PERNAMBUCO MAIS PRODUTIVO" que mantém parcerias com CARITAS DIOCESANA DE CARUARU, ASA, CEAF E CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL que já deixaram algo em torno de 1.200 cisternas com capacidade para 16 mil litros e também chamadas de cisternas de segunda água. 

Estas cisternas todas elas pegaram água das últimas chuvas e também algumas das cisternas calçadão que têm capacidade para 52 mil litros que irão atingir um número de 175 nesta primeira etapa conseguiram armazenar um pouco de água.


Zainha esteve na Cidade de Petrolina quando da entrega dos caminhões do PAC 2 para 65 Municípios pernambucanos e na ocasião manteve contatos com representantes do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) com o envio de projetos para implantação de cursos aprimoramento para a criação de galinha de capoeira, piscicultura e outros segmentos da agricultura familiar. Um outro projeto elaborado pelo CESMAPE, procura adquirir junto ao MDA, kits que seriam formados por veículos, Gps, Móveis, Computadores e assistência técnica para serem repassados para prefeituras mais carentes através das secretarias de agricultura daquelas que sejam filiadas ao Cesmape e em dia com suas contribuições anuais.

A perfuração de 5 poços artesianos para cada município também está sendo pleiteado pelo CESMAPE através do presidente Zainha  e sua Diretoria. Neste caso, a burocracia está sendo o maior problema para que sejam preenchidos todos os requisitos exigidos pelo MDA. "Esforço é o que não irá faltar por parte de toda a Diretoria do Conselho Estadual de Secretários de Agricultura de Pernambuco (CESMAPE) foi o que falou o presidente".

Zainha, o presidente da Compesa, Secretários
Aldo Santos e José Cláudio.
Estas e outras muitas ações vêm afirmando Zainha como uma pessoa determinada e compromissada com as dificuldades dos seus parceiros secretários dos outros municípios pernambucanos. Para desempenhar suas funções na secretaria de agricultura da Cidade de Jataúba e como presidente do CESMAPE, Zainha tem encontrado nos amigos secretários estaduais Aldo Santos (Agricultura e Reforma Agrária) e José Cláudio (Executivo da Agricultura Familiar) os parceiros certos que comungam da mesma ideia de fazer sempre o máximo e melhor para todos, elegendo as prioridades que beneficiem a maioria dos pernambucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário