.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mendonça Filho recebe medalha Assembleia Nacional Constituinte em nome de José Mendonça Bezerra


O vice-líder do Democratas, Mendonça Filho (PE) recebeu nesta quarta-feira (27/11) a medalha Assembleia Nacional Constituinte em nome de seu pai, o ex-deputado José Mendonça Bezerra, que foi constituinte em 1988. A homenagem foi entregue pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, aos parlamentares que participaram da elaboração da Carta Magna. O evento fez parte das comemorações dos 25 anos da Constituição Federal e as medalhas foram cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil em 1988 a pedido de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte.

“Essa homenagem representa, primeiro, uma lembrança muito forte, muito importante do papel do meu pai, então deputado José Mendonça Bezerra, como membro do parlamento brasileiro. Para mim é um momento importante porque é uma homenagem à história do parlamento e ao mesmo tempo o papel histórico que meu pai teve na elaboração da Carta Constitucional de 88. Meu pai foi um parlamentar que exerceu com grande fidelidade aos princípios democráticos e de interesse público nos seus mandatos aqui no parlamento brasileiro”, afirmou Mendonça Filho. José Mendonça Bezerra foi deputado estadual por três mandatos e exerceu outros oito como deputado federal pelo estado de Pernambuco. Faleceu em abril de 2011.

Entenda melhor

Por causa de uma ação judicial, as medalhas não foram entregues à época da promulgação da Constituição e, desde então, ficaram guardadas em um cofre na Câmara dos Deputados. Neste ano, com o arquivamento da ação e após a aprovação de um projeto de resolução, o presidente da Casa decidiu entregá-las aos constituintes de 1988 e colaboradores que atuaram na Assembleia Nacional Constituinte. No início de outubro outros constituintes e colaboradores receberam a homenagem.

Informações da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário