.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

ISSO É A POLÍTICA BRASILEIRA



O Palácio do Planalto e o PT cuidaram de reforçar a versão, ontem, de que a vinda da presidente Dilma para Suape, na próxima segunda-feira, não tem e nem teve a intenção de competir ou ofuscar o anúncio, no mesmo dia, desta feita em Brasília, de Marina como candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo.

Mas os aliados do ex-governador estão desconfiados. Em entrevista ao Frente a Frente, o ex-ministro Fernando Bezerra, candidato a senador na chapa do PSB, disse que houve, no mínimo, um descuido, se não da presidente, mas da sua assessoria.

Aparentemente, não haveria uma concorrência levando-se em conta que o ato com Marina tem Brasília como cenário e não o Recife, distantes mais de dois mil quilômetros. A presença de Dilma no Estado, entretanto, provoca estragos, na medida em que o governador João Lyra Neto, por exemplo, fique impedido de ir a Brasília prestigiar o evento do seu partido, o PSB.

Isso, por si só, já seria um grande estrago. Além do mais, a mídia local e nacional não fica localizada e concentrada apenas na direção de Eduardo e Marina. Terá que ser dividida, consequentemente, com as decisões que Dilma anunciar em Pernambuco. Sem esquecer que, na prática, Dilma pisa no solo de um dos seus principais adversários, de quem já foi aliada no passado.

Presidente estadual do PT, Teresa Leitão disse, ontem, que o mundo não gira em torno de Eduardo, para justificar a presença de Dilma no Estado no exato momento em que, em Brasília, o candidato socialista apresenta a vice dos seus sonhos, que como candidata à Presidência da República nas eleições passadas teve 20 milhões de votos.

O Planalto vai continuar negado até o fim que não programou a viagem a Pernambuco com este propósito, mas até os neófitos em política sabem que a estratégia já está clara: marcação cerrada em Eduardo.

INFLAÇÃO– A equipe econômica está prevendo uma forte pressão inflacionária nos próximos meses estimulada pela realização da Copa do Mundo, relata Ilimar Franco, de Brasília. Um ministro diz que não haverá 'céu de brigadeiro'. A esperança do governo é que esta inflação comece a ceder à medida que as seleções começarem a ser desclassificadas e os torcedores a retornar aos seus países.

Chove, chuva!– As chuvas que caem no Sertão e a previsão meteorológica de mais precipitações nos próximos dias tendem a contrariar estudos de que o ano de 2014 seria muito mais seco do que os dois anteriores, carimbados como a maior estiagem dos últimos 50 anos.

Acima da média– Num balanço ontem para o Frente a Frente, o secretário estadual de Agricultura, Aldo Santos, disse que no Agreste praticamente todas as barragens construídas pelo Governo tomaram água e vários municípios, como Bom Conselho, choveu nos últimos 100% acima da média histórica registrada em abril. Em Petrolina, as chuvas desabrigaram mais de 60 famílias.

Nem ai- O PSDB deu de ombros diante do indiciamento por lavagem de dinheiro de seu candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga. A opção foi minimizar a investigação da Polícia Federal. A reação foi mais profissional que a dos petistas, mas ainda é cedo para avaliar os danos eleitorais à candidatura de Aécio Neves ao Planalto.

Crédito da foto: Geraldo Silva

Eleição plural- Sobre as declarações de Lula aos blogueiros, de que não entendia a posição de Eduardo, o ex-governador e candidato ao Planalto mandou o seguinte recado ao ex-aliado: “O campo democrático e progressista é plural. Em 1989, o meu amigo Lula se lançou candidato, em vez de apoiar Leonel Brizola ou Mário Covas”.

CURTAS

NOVA JERUSALÉM– O governador João Lyra Neto segue, hoje, com um grupo de convidados especiais, para Nova Jerusalém, para assistir ao drama da Paixão de Cristo, que este ano tem como atores convidados Carol Castro, Fernanda Machado, Carlos Machado e Oscar Magrini, todos globais.

DIA ERRADO- Mobilizados pela Amupe, prefeitos anunciam um protesto, hoje, na Assembleia Legislativa, contra a falência dos municípios provocada pelos cortes nas verbas institucionais da União. Como hoje não há plenário e a Alepe, dia de sexta-feira, fica às moscas, o ato tende a ter efeito zero.

Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário