.

sábado, 5 de abril de 2014

POSSE DO GOVERNADOR

Governador ao sair do prédio da ALEPE concedendo entrevista
Num discurso de improviso, antecedendo o agora ex-governador Eduardo Campos durante a solenidade de transmissão de cargo, no Palácio do Campo das Princesas, o governador João Lyra Neto dissipou qualquer dúvida quanto à lealdade e a fidelidade ao antecessor.

“Fui seu vice-governador durante sete anos e três meses. Agora, sou seu governador”, disse Lyra, sob aplausos dos presentes. Para reforçar ainda mais, afirmou que ao longo dos próximos nove meses cumprirá todos os compromissos assumidos com Eduardo.

O novo governador deu ênfase à questão da fidelidade por ter sido objeto nos últimos dias de uma grande desconfiança de que trairia Eduardo por ter ficado magoado com o processo da escolha do candidato a governador pelo PSB, o agora ex-secretário da Fazenda, Paulo Câmara.

Enquanto Lyra discursava, Eduardo o observava atentamente e tocado pela sua fala, bastante emocionado, agradeceu as suas palavras. A troca de afagos e juras de amor agradou aliados, amigos e convidados. Lyra passou segurança, maturidade e sinceridade, tudo que os que apostavam na divisão da Frente Popular não queriam ouvir.

Mas, para quem acompanha a trajetória política e conhece de perto a personalidade e o caráter do sucessor de Eduardo o seu discurso não causou nenhuma surpresa.

A leitura, portanto, é a de que Lyra não tomará nenhuma decisão ao longo do seu mandato tampão capaz de contrariar o governador, que terá pela frente um grande desafio: consolidar-se como candidato ao Palácio do Planalto.

E o que estiver ao alcance de Lyra, conforme deixou muito claro e de forma enfática, fará para que o Estado governador por Eduardo sirva de modelo e laboratório ao projeto presidencial do PSB.

INSATISFAÇÃO– A montagem do secretariado do governador João Lyra Neto provocou estragos na Frente Popular, deixando borocoxô um dos seus principais líderes: o deputado Inocêncio Oliveira. Cacique do Partido Republicano (PR), Inocêncio não gostou de ter perdido o controle da Secretaria de Turismo, que passou para Romeu Baptista, da cota pessoal de Lyra.

Haja coração!– Bom orador, Eduardo preferiu ler o discurso de sua despedida do poder, mas de tudo o que falou, centrado numa prestação de contas e no projeto nacional, o que mais emocionou, na verdade, foi o seu choro ao citar a esposa Renata, os filhos, irmãos e avó Madalena Arraes. 
Governador passando em revista
a tropa reverencia a Bandeira  Barsileira

Caminhando ao poder– Na ida para o Palácio das Princesas, após a posse na Assembleia Legislativa, o governador João Lyra Neto cruzou a ponte Princesa Isabel a pé, dispensando o carro aberto. E seguiu ao lado do povo, de muitos amigos de Caruaru, que vieram para a sua posse.

Da cota pessoal- A escolha do secretário de Cidades, Evandro Avelar, não é cota do PSDB, mas pessoal do governador João Lyra Neto. Lyra conheceu Evandro quando apoiou Sérgio Guerra para deputado federal pela primeira vez e com ele construiu uma amizade sólida e verdadeira. Independente disso, Evandro é um excelente executivo e especialista em questões urbanas.

Homem forte- O mais leal e fiel escudeiro do governador João Lyra Neto atende pelo nome de Rubem Júnior, seu chefe de gabinete. Trabalhou com o chefe desde a época em que governou Caruaru. Para onde Lyra vai, ele tem lugar garantido na equipe. Foi assim na Secretaria de Saúde e na Vice-Governadoria. Radialista e caruaruense como Lyra, Rubem é bom camarada.

O MOTORISTA– Eduardo deixou o Palácio das Princesas dirigindo o seu próprio carro ao lado da ex-primeira-dama Renata Campos e os filhos. Seguiu diretamente para sua casa, no bairro de Dois Irmãos, onde recebeu amigos e familiares para jantar.

ARRAIAL- Os convidados para a posse do governador João Lyra Neto saíram elogiando a autêntica festa nos jardins do Palácio das Princesas, transformado num verdadeiro arraial junino, com bacamarteiros, grupos de quadrilhas estilizados e muitos zabumbeiros.

Crédito das fotos: Geraldo Silva - Texto Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário