.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Missa de Eduardo atraiu família, autoridades e povo


Renata Campos com os cinco filhos e a sogra, Ana Arraes, na missa de sétimo dia em memória de Eduardo Campos (Foto: Luna Markman / G1)

A missa de sétimo dia do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, realizada nesta terça-feira (19), reuniu parentes, políticos e admiradores do político dentro e fora da Igreja de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Campos e mais seis pessoas morreram em um acidente aéreo em Santos (SP), na última quarta-feira (13).

A viúva Renata Campos e os cinco filhos entraram na igreja pouco antes das 20h, todos vestidos de branco, e sentaram na primeira fila. A mãe de Eduardo, Ana Arraes, dividiu o mesmo espaço, ocupado também pela viúva de Miguel Arraes, Magdalena.
Igreja cheia para missa de sétimo dia do ex-governador Eduardo Campos
(Foto: Luna Markman / G1)
O lado oposto foi reservado para autoridades e políticos, entre eles, o governador do Estado, João Lyra; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; e os integrantes da Frente Popular de Pernambuco que disputam a eleição estadual -- Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho, candidatos ao governo, vice e Senado, respectivamente.

O deputado federal do PSB-RS Beto Albuquerque chegou poucos minutos atrasado à celebração. Ele estava em reunião na sede do PSB, no Recife, onde confirmou que será indicado pelo PSB para compor a chapa encabeçada pela ex-senadora Marina Silva, dentro da coligação Unidos pelo Brasil.
Renata Campos e Beto Albuquerque se encontram em missa de 7º dia
do ex-governador Eduardo Campos (Foto: Vitor Tavares / G1)
Renata e os filhos estiveram serenos durante a missa, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e co-celebrada por cerca de 20 padres. Em vários momentos, a viúva amamentou o bebê Miguel, 7 meses.

O filho João iniciou o evento religioso afirmando que estavam ali para celebrar a vida de 'painho' e das outras vítimas. A igreja estava estava com todos os 400 lugares ocupados, além das pessoas que estavam em pé. Um telão do lado de fora transmitia a missa para um grande número de pessoas que estavam na Praça de Casa Forte.

O pároco do bairro, padre José Edvaldo Gomes, aproveitou o momento para pedir que 'aqueles que não fossem bons políticos desistissem da eleição' e que a população honrasse o nome de Eduardo Campos 'tirando os ficha-sujas da disputa'.

A filha Maria Eduarda também falou durante a missa, pedindo que o 'povo pernambucano, que painho tanto amava, não desista das ideias e sonhos dele'.
'A saudade é enorme, mas sentimos tua presença em cada momento vivido e em cada sonho realizado. Vai em paz, o céu ganhou mais do que um presidente', João Campos, filho de Eduardo Campos

João encerrou a missa lendo um texto que estava no encarte do roteiro da missa: 'Pai, temos certeza que estarás sempre olhando por nós e teu povo. Seguiremos na tua luta e seremos sementes da tua esperança. Nos regastes com amor e fortificastes com a tua coragem. A saudade é enorme, mas sentimos tua presença em cada momento vivido e em cada sonho realizado. Vai em paz, o céu ganhou mais do que um presidente', falou em nome dos filhos. Ao término da celebração, Renata recebeu condolências dos presentes à missa. Ela só deixou a igreja depois de falar com a última pessoa que estava no local e saiu sem conversar com a imprensa.

O acidente com o jato particular também vitimou o fotógrafo Alexandre Severo e Silva e o cinegrafista Marcelo de Oliveira Lyra, cuja missa de sétimo dia conjunta foi realizada uma hora mais cedo, na Igreja Matriz do Espinheiro, no Recife. Também foi celebrado nesta terça um culto em homenagem ao assessor de imprensa Carlos Augusto Leal Filho, conhecido como Percol.
Missa atraiu muita gente para a Praça de Casa Forte; público acompanhou
 celebração por um telão (Foto: Luna Markman / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário